TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Parque Jequitibá é aberto Também conhecido como Tizo, o parque estadual abre os portões na região

17/07/2019


Por Mônica Krausz 

(Com Informações da Secretaria de Infraestrutura Meio Ambiente do Estado de São Paulo)


Os moradores da Região Metropolitana de São Paulo se saíram vitoriosos de uma antiga reivindicação que culminou com um ato público no dia 22 de maio, este ano, em frente ao Parque Jequitibá, que estava fechado à população. Nessa sexta-feira, 12 de julho, o parque finalmente foi aberto e agora se torna mais uma opção de lazer para entrar em contato com a natureza. O Parque Jequitibá, antigo Parque Tizo, abriu os seus portões para a população, após a primeira reunião e posse de seu Conselho de Orientação.

O subsecretário de Meio Ambiente da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Eduardo Trani, conduziu o encontro e narrou toda a história da unidade, desde a compra da área que era destinada a habitação popular e um entreposto de abastecimento, até sua transformação em uma área de lazer, educação e preservação ambiental. “O esforço em conjunto, em prol de um objetivo em comum, uniu a população e o poder público, que com sensibilidade atendeu a essa demanda por mais áreas verdes na região”, comentou Trani.

Segundo Fabio Sanchez, que participou da organização da manifestação de maio, o parque foi aberto parcialmente, ou seja, ainda sem todas as portarias e sem todos os equipamentos, mas com seguranças nas portarias e ronda, inclusive à noite. “Falta muito ainda para ser constituído conforme seu plano diretor. Mas finalmente abriram”, comemorou. “Os protestos e as pressões valeram, temos agora aqui na Granja Viana um parque do tamanho do Ibirapuera, mas que por enquanto é uma floresta necessitando de investimento para se constituir como parque”, ressaltou. Para Fábio, isso não tira, de modo algum, sua importância, já que é o primeiro grande fragmento de mata atlântica a Oeste da grande São Paulo e sem dúvida principal responsável pelo clima mais ameno em Cotia.

Segundo o Secretário Trani, a abertura do Parque Jequitibá foi possível após a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) receber a área da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo). O parque será administrado pela SIMA por meio da Coordenadoria de Parques e Parcerias (CPP). Porém, Fábio Sanchez lembra que só uma parte da área total do parque foi transferida para a SIMA. "Falta agora reivindicar  a transferência definitiva da área enorme que tem o parque para o governo estadual (a maior parte ainda pertence à CDHU, embora o decreto de criação do parque determine a transferência desde 2006", lembra.

A criação do parque se deu por meio de decreto publicado em março de 2006. Projetado com ênfase na sustentabilidade, o parque deve oferecer uma área de 1,3 milhão de m2 sendo a maior parte composto por floresta bem preservada.

Para Eunice Maria Silva, conselheira pela Associação Ecológica Amigos do Embu, a abertura do Parque consolida o sonho da população de ter no seu entorno um espaço com exuberante natureza voltado à educação ambiental. Já a arquiteta urbanista, Patricia Akinaga, que assina o projeto implantado, a abertura “é a resposta do governo à sociedade civil”.

O Conselho de Orientação é formado por representantes das secretarias da Educação, Desenvolvimento, Infraestrutura e Meio Ambiente e da Habitação/CDHU. A sociedade civil é representada pelas Associações dos Moradores do Petit Village; Etecetera e Tal; Ecológica Amigos do Embu; os Institutos Embu de Sustentabilidade e In-Pacto de Proteção Ambiental; além da Escola Municipal de Ensino Fundamental Teófilo Benedito Ottoni.

Algumas destes entidades da sociedade civil participaram da manifestação de maio ao lado de outras como o Transition Granja Viana, o Projeto Âncora, a ONG Selva e Preservar Itapecerica,

Serviço

O Parque Jequitibá possui estacionamento gratuito e abre diariamente das 8 às 17 horas, com opções de trilhas, espaço de leitura e ações de educação ambiental como oficinas e palestras. A área do Parque pode ser acessada pela Rua Sapucaí S/N, Bairro Gramado, de Cotia ou somente para pedestres pela Rua Savério Quadrio 701, Bairro Parque Ipê, São Paulo. Para quem vem de Cotia, sentido São Paulo o acesso à Rua Sapucaí é pela última saída à direita antes do Rodoanel, Av. Dr. Altair Martins.

Leia também: 

Pelo Parque Jequitibá

Ação Pelo Parque Jequitibá


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR