TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Ação pelo Parque Jequitibá Nosso Parque Vair Rolar, olê, olê, olá, eu chego lá.

22/05/2019


Por Mônica Krausz 

Aconteceu neste 22 de maio, data em que se comemorou o Dia da Biodiversidade e do Abraço, um grande abraço da população paulista à causa da abertura do Parque Jequitibá (ex-Tizo). O parque, que é estadual e abrange três municípios (São Paulo, Cotia e Osasco),  tem o tamanho do Ibirapuera e foi criado há 13 anos para ser um espaço de lazer e educação ambiental, com um super projeto feito por grandes arquitetos, porém ainda fechado à população. 



Aos gritos de 'Izo, Izo, Izo, queremos nosso Tizo', estudantes da região foram chegando e mostrando disposição para a luta pela abertura do parque. Eram alunos de escolas como EMEF João XXIII, Teófilo Benedito Ottoni, Maria Alice Borges Ghion e Projeto Âncora. Segundo seus organizadores, a manifestação reuniu mais de 400 pessoas, entre estudantes, professores, ONGs ambientalistas e associações de moradores de vários bairros. Também marcaram presença no evento representantes do Transition Granja Viana, da ONG Selva,  Preservar Itapecerica, Sociedade Ecológica Amigos do Embu, entre outros. 

“Encontramos crianças felizes por estarem lá, porém tristes pois o parque está fechado para visitação", conta a Jornalista Ana Alcântara, do Projeto Âncora. "Fomos em 18 pessoas, sendo que uma parte teve a missão de reportar por integrarmos o Grupo de Responsabilidade da Comunicação, e esta foi uma grande motivação. Também foram crianças que trabalham em nossa horta e outras que participam do Grupo de Responsabilidade da Água e do Laboratório", contou. Para Ana Carolina Santino(14) que sempre se envolveu nas questões da ecologia na ONG/escola, “Ter uma área desta magnitude sendo depredada e mal utilizada é triste e revoltante."

Na volta ao Projeto Âncora, a Rodovia Raposo Tavares estava parada por conta de um acidente, então o grupo fez  um caminho alternativo pelo qual pode perceber o quanto a área do parque é grande e bonita, porém também observaram que o entorno do parque está abandonado, com muito, muito lixo, inclusive cheirando mal... 

“Foi muito emocionante ver o engajamento de jovens, desejosos de participar de uma causa ambiental, ecológica e de sustentabilidade”, diz Rafael Araújo, permacultor e educador do Projeto Âncora. ”Eles pedindo para entrar no parque, segurando as grades do portão principal, impossibilitados de entrar neste espaço público, lindo e grandioso que por questões burocráticas, políticas e talvez econômicas, ainda não foi disponibilizado à população. Esperamos que esta mobilização chegue às autoridades e que em breve possamos usufruir do parque.” 

“O Jequitibá é intermunicipal  e tem uma importância fundamental, pois se conecta com a mata do Cemucam e com a Reserva Florestal do Morro Grande. Uma das primeiras áreas verdes que segura a ocupação da cidade de São Paulo. Precisamos lutar por ele”, defende Fernanda Campos Luiz, da Ong Selva, Rede Mosaico Oeste e Transition Towns Granja Viana (TGV).

Para Marise Regina Barbosa Uemura, do TGV, a participação das crianças e adolescentes das escolas na manifestação foi extremamente emocionante e é preciso que o movimento não esmoreça. "A gente precisa continuar fazendo barulho até a coisa acontecer, pois esse parque tão grande é desconhecido pela maior parte da população e quanto mais gente souber da sua importância, tanto como polo de educação ambiental quanto pela preservação das especies ali existentes, mais força teremos para vê-lo aberto para todos.", acredita. 

A boa notícia, segundo Fabio Sanches, um dos organizadores do evento, é que, em matéria que a TV Record  fez no SP no Ar, o governo informou que pretende inaugurar "parcialmente" o parque no próximo mês.  "É uma boa notícia, mas o que será esse 'parcialmente'?", pergunta Fábio. "O parque tem problemas que não se resolvem em um mês, veremos o que eles têm a apresentar. Acho que a comunidade fez a sua parte de forma muito firme e objetiva", conclui. 

Leia tambem:

https://granjaviana.com.br/noticia/pelo-parque-jequitiba

Saiba mais sobre o projeto do Parque que não chegou a se concretizar:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=11&v=VB4qWmRpNAM



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR