Voltar
31/01/2023
Região da Reserva do Morro Grande
foto: Sonia Marques
Região metropolitana de SP
Luciana Ferreira
‹
›
Em relatório do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) Mata Atlântica divulgado nesta terça-feira (31), Embu das Artes é cidade da Grande SP que mais desmatou a Mata Atlântica em 2022. A capital paulista e o município de Cotia também aparecem na lista de cidades que mais desmataram. Ressaltando que no eixo Raposo Tavares, aparecem 3 entre as 13 que mais desmataram no Estado. Em 5º está a cidade de Ibiúna, em 6º Embu das Artes e em 13º o município de Cotia. Na região metropolitana de São Paulo, Embu foi a cidade que mais desmatou somando 14,29 hectares e Cotia ganha o sétimo lugar com 10,76 hectares.
Lembrando que o Estado de São Paulo abarca 645 municípios e a região metropolitana de SP inclui 39 cidades.
A parceria entre MapBiomas, SOS Mata Atlântica e Arcplan, levou em consideração o período entre janeiro e outubro do último ano e contou a quantidade de hectares desmatados em todo o Brasil.
Como se percebe no Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, o PDUI, é estratégia do Governo do Estado habitar cada vez mais a grande oeste de São Paulo. O que irá conter, mediar e regular as ocupações imobiliárias e clandestinas são os Planos Diretores de cada cidade.
Segundo o boletim do SAD Mata Atlântica, o Brasil teve 48,6 mil hectares de área desmatada nos dez primeiros meses de 2022.
Bahia, Minas Gerais e Piauí aparecem como as unidades da federação que mais desmataram (43% do total registrado):
Bahia: 15.814 hectares
Minas Gerais: 14.389 hectares
Piauí: 6.232 hectares
Veja o histórico com algumas matérias já publicadas pelo Site da Granja
granjaviana.com.br/cotia-foi-a-cidade-que-mais-desmatou
granjaviana.com.br/desmatamentos
granjaviana.com.br/desmatamento-criminoso
Fontes: G1e mapBiomas
Notícias Relacionadas: