TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Covid na região: Em Cotia, Embu das Artes, Carapicuíba e Barueri, apenas 10% da população está imunizada

29/06/2021


Enquanto em outros países a pandemia já está controlada, com a população circulando em locais públicos sem obrigatoriedade de máscara e maioria vacinada, no Brasil o ritmo ainda é lento: em seis meses, apenas cerca de 12% dos brasileiros estão totalmente imunizados. 

Nas cidades de Cotia, Embu das Artes e Carapicuiba cerca de 32% dos moradores já receberam pelo menos a 1a. dose de uma das vacinas contra covid-19. Barueri está um pouco mais adiantada e soma 36,23% dos moradores imunizados com pelo menos uma dose. Os dados, desta terça-feira(29),  fazem parte do Vacinômetro, site do Governo do Estado que atualiza diariamente as informações sobre a evolução das vacinas em todas as cidades. 

Ao divulgar os números de vacinados nas cidades, os prefeitos comemoram. Em cada uma das 4 cidades mais de 100 mil doses foram aplicadas. Mas em números absolutos, o percentual de pessoas totalmente vacinadas nestas cidades ainda não passou a casa dos 10% frente aos 12% da realidade nacional. 

A cidade de Barueri é a mais adiantada, das 141,8 mil doses recebidas aplicou 129,1 mil. Com 276,7 mil habitantes, a cidade tem 10,39% de sua população totalmente vacinada de acordo com dados do Vacinômetro: 100.350 pessoas receberam a primeira dose da vacina e 28.140 as duas doses. 

Na sequência está Cotia.  Com 253.608 habitantes recebeu até o fechamento desta matéria, um total de 123,9 mil doses e aplicou 104,5 mil, o que significa que 31,52% da população já recebeu ao menos uma dose de uma das vacinas distribuídas pelo Plano Nacional de Imunização do Governo Nacional. No total, 9,81% dos moradores de Cotia estão totalmente imunizados. 

Carapicuíba, a mais populosa entre as 4 cidades, 403.183 vêm em sequência. Recebeu 190 mil doses e aplicou 164,5 mil. De acordo com o vacinômetro, 31,54% da população recebeu ao menos uma dose de um dos imunizantes e 9,22% da população está completamente vacinada. 

Embu das Artes com seus 276.535 habitantes recebeu até o momento 110.835 doses e aplicou 108 mil. A cidade tem o menor percentual de vacinados entre as 4 citadas, 31,27% da população total recebeu pelo menos uma dose e 7,78% estão totalmente vacinados. 

Vale ressaltar que no caso das vacinas da Astra Zeneca e Pfizer que são aplicadas na região, o intervalo entre as dose  é de 3 meses. Na sexta-feira (25) as cidades começaram a receber também a vacina da Janssem, com dose única, o que pode acelerar o percentual de pessoas totalmente imunizadas.  Cotia, por exemplo já aplicou mais de 1.561 doses desta vacina. 

Em Cotia, população reclama, sem respostas

Com exceção de Carapicuíba, nas demais cidades citadas, a vacinação ocorre por meio de agendamento. No caso de Cotia, que está com o calendário adiantado e já vacina o público em geral, acima de 40 anos de idade, o sistema de agendamento vem apresentando muita instabilidade e a população reclama que não consegue completar o agendamento, seja pelo site ou seja pelos telefones. Todos os dias a redação do Site da Granja recebe inúmeras mensagens de moradores. 

Questionamos a prefeitura sobre os problemas no agendamento, mas não obtivemos retorno até o fechamento desta matéria. Vale dizer que várias perguntas sobre vacinação na cidade foram enviadas para a prefeitura no dia 24 de junho. Sem respostas. 

Além dos problemas no agendamento devido à instabilidade do sistema, que inclusive foi substituído pela prefeitura, moradores que estão em faixas de idade diferentes do que está sendo atendido no momento, reclamam que não conseguem se vacinar. “Sou da área da Educação e no dia 12, que foi o dia campanha, agendei e tirei o QR code certinho. Mas não tomei porque faziam apenas 12 dias que havia tomado a vacina da gripe e cancelaram meu agendamento, falaram para eu reagendar. Porém isso nunca aconteceu porque desde o dia 13 a agenda para profissionais da educação está fechada”, relatou uma leitora. 

Perguntamos para a Prefeitura sobre os casos de pessoas de outros grupos que ainda não se vacinaram e não conseguem fazer o agendamento como poderão se imunizar. E ainda qual o critério utilizado para a abertura de novos grupos (idades), mas também não obtivemos resposta até o fechamento desta matéria. 

[A resposta chegou na quinta-feira , 1. Leia  AQUI]


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR