TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Após sequestro, Segurança Pública diz que reforçou patrulhamento na região do km 21

04/06/2021


No último dia 18 de maio, uma mulher foi sequestrada na região da Estrada Walter Steurer (antiga Espigão). Foi levada por bandidos e resgatada pela Polícia Militar em Osasco, por sorte com vida, mas com prejuízos financeiros, além dos traumas psicológicos que ficam e não temos como medir. Moradores ficaram assustados.

Na outra ponta da cidade, o advogado Flávio Leopoldo Araújo de Almeida, 36 anos, está desaparecido desde o dia 28 de maio. Sua moto foi encontrada incendiada 3 dias depois numa estrada no Jardim Pioneira a dois quilômetros da casa de seu pai, onde ele esteve pela última vez. 

No início desta semana, no dia 31 de maio, uma nota divulgada pelo Conselho de Segurança da Granja Viana, alertando sobre o aumento de sequestros na região,  instruía moradores para só saírem se realmente fosse necessário e para manter vidros  de carros fechados e portas travadas, confirmou a vulnerabilidade da população, sobretudo nas regiões de fronteiras entre as cidades. (Leia a nota aqui). 

Procurada, a Secretaria de Segurança Pública de Cotia respondeu que “tem tomado todas as providências que estão ao alcance dos profissionais para a diminuição da onda de violência nos mais de 250 bairros da cidade.” 

A Secretaria, sob o comando do ex-Vice-Prefeito Almir Rodrigues, em nota justificou que “apesar da vulnerabilidade geográfica de Cotia, que sedia o acesso ao Rodoanel e faz divisa com 11 cidades da região, estamos conseguindo garantir essa queda nos números de ocorrências relacionadas à violência urbana”. 

De fato, alguns números apontam para uma redução da criminalidade na cidade. Dados da Secretaria de Segurança Pública Estadual mostram que, entre os anos de 2019 e 2020, o número de latrocínio caiu 33,3%, os casos de roubo tiveram queda de 19,52%, enquanto que os furtos e roubos de veículos caíram 33,47%.

Em contrapartida, homicídios, o principal índice que mede a violência de uma comunidade, teve aumento de 114,3% entre 2019 e 2020 passando de 14 para 30. A taxa de delito por 100 mil habitantes passou de 5,72 em 2019 para 12,01 em 2020. 

Especificamente sobre a região do km 21, incluindo a Estrada Walter Steurer e Jardim Barbacena, em que as ocorrências têm sido mais frequentes, a Secretaria de Segurança Pública de Cotia informou que por meio da Guarda Civil Municipal, reforçou o patrulhamento na região. 

Ainda segundo a pasta, aquela região, “em breve”, vai receber câmeras de segurança de alta tecnologia: “A Prefeitura de Cotia já iniciou estudos de viabilidade econômica/financeira para ampliar o sistema de videomonitoramento pioneiro na região, que começou a ser implantado na cidade em 2018”. 

Veja onde estão os totens de segurança

Sem divulgar prazos, a Prefeitura informou que a via receberá um totem de videomonitoramento como os que já existem em 30 pontos da cidade.  Os equipamentos contam com botão de emergência, câmeras em 360 graus, câmera speed dome (captação de imagens a longa distância).

(Sonia Marques)


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR