Já Rolou - Vereadores de Cotia contra o Projeto Nova Raposo convocam população para debater o tema
24/05/2024
Intitulado como "Nova Raposo", o projeto prevê investimentos de R$ 9 bilhões. Além de intervenções em todo o trecho da Raposo Tavares entre Cotia e São Paulo, a parte que liga a rodovia Castello Branco à cidade de São Roque (SP-053), assim como o trecho municipal da ligação Cotia-Embu das Artes, também fazem parte da concessão. A previsão é que as obras sejam concluídas em 2033.
Polêmica
"A Nova Raposo é o resultado de um programa muito bem-sucedido de concessão de estradas em São Paulo. A rodovia Raposo Tavares tem um trecho muito representativo, que já passou por muitos projetos sem 'sair do papel' porque ela inclusive ultrapassa os limites de São Paulo, o que torna sua concessão mais delicada", diz Isadora Cohen, ex-secretária-executiva de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo e atualmente sócia da ICO Consultoria.
Já a pesquisadora Raquel Rolnik, urbanista, professora da Universidade de São Paulo (USP) e autora de diversos livros sobre mobilidade urbana, se colocou contra a o Projeto Nova Raposo.
Segundo Rolnik, a Raposo Tavares tem características de uma via urbana e com uma grande população moradora, e por isso deveria receber faixas exclusivas de ônibus, por exemplo, em vez de ser considerada uma estrada.
Nova Raposo Não
Em São Paulo, O movimento “Nova Raposo Não!”, já conta com mais de 100 entidades entre coletivos, movimentos sociais, associação de moradores e sindicatos e questiona os impactos das obras.
As entidades envolvidas alegam que os primeiros três quilômetros da rodovia são bairros exclusivamente residenciais. Elas lembram também que nessa era de grave crise climática, o projeto vai na contramão da sustentabilidade por diversos motivos.
Além da preservação das áreas verdes, as entidades destacam a urgência do transporte público de massa e de ciclovias. Segundo cálculos feitos pelo grupo técnico do movimento, formado por engenheiros, arquitetos, biólogos, urbanistas, especialistas em mobilidade e advogados, o impacto estimado é de 1 milhão de m² de áreas desapropriadas.
Pedágio
Já entre os vereadores de Cotia, este é o tema mais lembrado quando se mostram contrários ao projeto.
Os pedágios a serem instalados serão do sistema free flow, sem cabines, com sistema automático de pagamento da tarifa por tag (tipo Sem Parar) ou por placa (cobrança bancária). Entre Cotia e São Paulo, segundo o projeto, haverá pórticos do novo sistema de cobrança nos seguintes pontos: Km 11,8 (R$ 0,62), km 15,1 (R$ 0,77), km 19,8 (R$ 0,92), km 24,7 (R$ 1,27), km 29,07 (R$ 1,65) e km 39,1 (R$ 2,30). Pelo projeto, esses valores serão válidos para o primeiro ano de cobrança.
Serviço
Audiência pública da Frente Parlamentar contra o Projeto Nova Raposo
Dia: Quarta feira - 29/05
Horário: 19:00 h
Local: Câmara dos Vereadores de Cotia
R. Batista Cepelos, 91 - Centro
Peixes
19 de fevereiro a 20 de marçoA carrei...
Previsão Completa