Já Rolou - Pessoas Desaparecidas ganham voz e visibilidade com palestras em Cotia
07/09/2022
Nove pessoas desaparecem no Brasil a cada hora. Na última década, o Brasil somou mais de 700 mil pessoas desaparecidas. Somente neste ano de 2022, a estatística do Sinalid, ferramenta do Conselho Nacional do Ministério Público, aponta para 85 mil casos . O luto não consolidado e a eterna esperança do encontro são angústias que assombram os familiares dos entes desaparecidos.
"Só caiu a ficha que ela estava desaparecida por volta das 20h do dia que ela sumiu. Desde então, não dormi mais e a dúvida e os questionamentos só aumentavam. Cada minuto que passava era terrível",
Afirma Rosana, mãe da menina Vitória Gabrielly, a garota de 12 anos que foi encontrada morta em uma área de mata em Araçariguama (SP), em 2017.
“Ela foi e não voltou mais. Ninguém viu e ninguém sabia de nada... Pensei ‘como posso perder alguém no mundo?’ Mas graças a Deus tudo se transformou em alívio após alguns dias”,
Conta Silmara, mãe de Layza Batista, de 16 anos, que sumiu por quase uma semana e foi encontrada em Santos alegando que estava perdida.
A indicação das autoridades é fazer o Boletim de Ocorrência antes de 24hs do desaparecimento e informar o Disque Denúncia 181 sobre a ocorrência. Caso a pessoa seja encontrada é necessário também avisar a polícia para otimizar o trabalho dos agentes.
O Movimento VOZ E VISIBILIDADE às pessoas desaparecidas, nasceu através da transformação de uma DOR em LUTA de Camila Lages, filha de Marla Gadelha, professora que desapareceu em Cotia em 13/09/2001. São 20 anos sem nenhuma resposta.
No dia 13 de setembro, terça-feira, a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher, promove o II Encontro Voz e Visibilidade às Pessoas Desaparecidas no auditório do Paço Municipal. O evento está previsto na Lei Municipal 2178/2021 que institui o dia 13 de setembro como o 'Dia para a Voz e Visibilidade às Pessoas Desaparecidas'. A programação contará com palestras e para participar é preciso se inscrever, pois as vagas são limitadas. O evento é realizado em parceria com a organização Voz e Visibilidade.
Para inscrições acesse AQUI
Camila Lages - Filha de Marla Gadelha, voluntária e fundadora do movimento Voz e Visibilidade às pessoas Desaparecidas
Luciana Santos - Psicóloga da DDM e Dra. Silvia Cursino - Advogada OAB Cotia.
Dr. Gabriel Bolorini - médico de família e comunidade.
Pastor Fabrício Leiva - Casa Refúgio
Realização: Voz e Visibilidade
Apoio: Prefeitura de Cotia com Secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher de Cotia
II Encontro Voz e Visibilidade às Pessoas Desaparecidas
Link de inscrição: https://forms.gle/quSMq4d5c8CHTvN49
Gratuito com vagas limitadas
Quando: 13/09 às 19 horas
Onde: Auditório do Paço Municipal de Cotia - Av. Prof. Manoel José Pedroso, 1347 / Parque Bahia, Cotia - SP
Peixes
19 de fevereiro a 20 de marçoA carrei...
Previsão Completa