Já Rolou - Noite de autógrafos do novo livro de Celio Turino no Âncora
16/11/2022
O lançamento será promovido pelo Âncora e Instituto Gira-Sol, com o apoio da Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia e do Cioeste. O evento será no Âncora, que fica na estrada Municipal Walter Steurer, 1239, Jardim Rebelato.
Celio Turino é referência mundial em Pontos de Cultura com um currículo repleto de realizações e homenagens. Em 'Por todos os caminhos', Célio fala da importância das redes comunitárias que fundamentam a vida na América Latina. O autor remonta aos anos de 2004 a 2010, quando o Brasil implantou a Cultura Viva e os Pontos de Cultura, cuja criação e implantação foram em grande parte uma obra de sua própria autoria. Turino viaja por pontos de cultura espalhados pela América Latina e diversos destes espaços são de cura social em regiões afetadas pela violência. Célio nos proporciona, através de suas viagens, reflexões acerca da cultura do encontro. Que motivados, consigamos reconhecer e participar de nossas redes comunitárias, fortalecendo também a Cultura Viva entre todos os municípios da nossa região.
" Foram dezenas de viagens ao longo da última década. Mais de 50 para ser preciso, tendo passado por, praticamente, todos os países da América Latina, visitando favelas e aldeias indígenas. Nessas viagens, pude perceber regularidades e pontos em comum que precisam ser compreendidos em conjunto pela potência conceitual e de práxis que representam. Sou historiador e gosto mais de escutar do que falar. Porém, eu era requisitado para falar e, daí, em 2017, refiz as viagens aos lugares que considerava mais expressivos para apresentação dessa regularidade, isso sem nenhum compromisso oficial, viajando apenas para observar, escutar, anotar. O resultado está no livro e espero ter honrado cada uma das histórias reais."
Célio Turino
21/11 - Segunda feira às 18h
Âncora: Estrada Municipal Walter Steurer, 1239, Jardim Rebelato/ Cotia
Historiador, escritor e gestor de políticas públicas. Exerceu diversas funções públicas, entre as quais, Secretário de Cultura e Turismo em Campinas (1990/92), Diretor de Promoções Esportivas Lazer e Recreação em São Paulo (2001/2004) e Secretário da Cidadania Cultural no Ministério da Cultura do Brasil (2004/ 10). Convidado pelo então ministro da Cultura, Gilberto Gil, para pensar um programa de descentralização cultural no Brasil, formulou e implantou o programa CULTURA VIVA e os Pontos de Cultura que, em pouco tempo e a baixo custo unitário (US$ 2.000/mês) se espalharam por todo o Brasil, de aldeias indígenas a favelas dos grandes municípios, de áreas rurais a coletivos de cultura digital e software livre, alcançando 1.100 municípios em 2009, com 3.500 Pontos de Cultura e mais de 8 milhões de pessoas beneficiadas. Desde 2011 Turino se dedica a difundir o conceito e teoria da Cultura Viva pelo mundo, principalmente na América Latina, e o programa já está presente, com movimentos, leis e políticas públicas específicas, em 17 países. Pela repercussão do trabalho, o Papa Francisco o convida para ministrar conferências no Vaticano, resultando na assinatura de convênio com o Programa Pontifício SCHOLAS OCCURRENTES (Escolas do Encontro) para transformar a proposta de AGENTES JOVENS DA COMUNIDADE e PONTOS DE ENCONTRO (conceito alargado de Ponto de Cultura) em programa mundial. É autor de diversos livros, dezenas de ensaios e centenas de artigos, editados no Brasil e no exterior, com tradução para o espanhol e inglês; seu mais recente livro é “POR TODOS OS CAMINHOS – Pontos de Cultura na América Latina” – Editora SESC/SP, 2020.
Peixes
19 de fevereiro a 20 de marçoSaturno ...
Previsão Completa