Vai Rolar - Muito lazer e cultura no primeiro feriado nacional da Consciência Negra
19/11/2024
Concebido em 1971, foi formalizado nacionalmente em 2003 como uma efeméride no calendário escolar, até ser instituído como data comemorativa em 2011. Foi finalmente oficializado feriado nacional em 21 de dezembro de 2023.
Assim, a data será comemorada pela primeira vez como feriado em todo o Brasil neste ano. Ao sancionar o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado nacional, o Brasil avança no reconhecimento das lutas e conquistas da população negra.
"A data é um símbolo de luta, resistência e orgulho.", defende Edson Violim, professor de História do Centro Universitário de Brasília (CEUB), citando a influência da cultura africana no cotidiano brasileiro. "O nosso jeito de ser, enquanto brasileiros, não veio só da Europa, mas também da África. A cultura negra está presente na nossa culinária, música e esporte", acrescenta.
Combate à intolerância e orgulho das raízes
"Precisamos enfrentar essa questão com seriedade e manter a luta contra o racismo. Esse flagelo ainda marca nossa sociedade." Diz o historiador, que complementa: "O Brasil recebeu o maior número de africanos escravizados das Américas, enriquecendo uma elite que explorou a força de trabalho dessa população. "
Outro aspecto é a intolerância religiosa, sobretudo contra religiões de matriz africana. "Os ataques a centros de umbanda e candomblé por grupos fundamentalistas são inaceitáveis e devem ser combatidos. A diversidade religiosa sempre será característica do Brasil", finaliza.
Veja alguns destaques da programação desta data tão importante:
Sarau em Homenagem à Consciência Negra em Caucaia do Alto
No dia 20/11, a partir das 13h, o Centro Cultural de Caucaia do Alto será palco do sarau em reverência à Consciência Negra.
Com programação diversificada, o evento incluirá exposições de arte afro, com tranças, tecidos e orixás, além da tradicional roda de capoeira. O evento também oferecerá palestra relacionada a valorização da cultura negra e uma animada roda de samba. A Bateria do Povo para o Povo fechará com uma verdadeira celebração coletiva.
Data: 20 de novembro, a partir das 13h
Local: Centro Cultural de Caucaia do Alto – Rua José Lopes Neto, 320
Entrada gratuita e aberta ao público!
Palestra e estudo sobre Consciência Negra
A Secretaria dos Direitos Humanos, Cidadania e Mulher de Cotia realizará uma palestra e estudo sobre Consciência Negra no dia 21 de novembro, das 14h às 16h, no auditório da Prefeitura. O tema será "Letramento Racial: Reflexões sobre Importância da Ação Educativa no Combate ao Racismo". A palestra é gratuita e aberta ao público, mas é necessário fazer inscrição prévia. Nos dias 23 e 27/11 também serão realizadas palestras no auditório da Prefeitura.
Durante o mês de novembro, a cidade de Cotia receberá exposições itinerantes que destacam a cultura negra.
No dia 23 de novembro, a Biblioteca Batista Cepelos exibirá o filme "A História de Martin Luther King" (1994). A sessão será gratuita e aberta para todo o público.
Evento Consciência Negra 2024
24 de novembro - Sede da Congada de São Benedito de Cotia
Rua Padre José Ferreira de Seixas, 146, Vila São Joaquim - Cotia/SP
Destaques da Programação:
Barracas de Artesanato Local
No dia 30 de novembro, está programada uma roda de samba rock na Praça Joaquim Nunes, na região central. A Exibição do filme "A História de Martin Luther King" também acontece na Biblioteca Batista Cepelos.
Oficinas e Exposições Culturais
Samba de Roda e Apresentações Musicais
Exibição de Documentários
Confira a programação completa e venha participar deste dia especial!
Consciência e Resistência: Desafios Contemporâneos do Povo Preto
No próximo 30 de novembro de 2024, a partir das 10h, será realizada uma jornada de reflexão sobre os desafios que marcam a vida da população negra no Brasil e no mundo, focando em questões como o racismo estrutural, desigualdade social, luta por reparações históricas e a afirmação da cultura afro-brasileira.
O evento contará com a participação de:
Rose Soares: Codeputada estadual Movimento Pretas
Juninho: Diretor da Dandara Editora e Editor da Revista Socialismo e Liberdade (Fundação Lauro Campos e Marielle Franco)
Debora Dias: Covereadora no Mandato Coletivo Quilombo Periférico
Luciete: Direção Nacional do PSol (mediadora)
Data e local:
Data: sábado 30/11/24
Hora: a partir das 10:00 h
Local: Casa Marielle Franco Cotia - Rua dos Bandeirantes, 322-Jardim Lina
Contato: casamariellefcotia@gmail.com
Touro
20 de abril a 20 de maioO setor das tr...
Previsão Completa