Já Rolou - Encontros preparatórios em Cotia para Conferência Nacional de Meio Ambiente
07/01/2025
Os municípios brasileiros estão se mobilizando para a realização das Conferências Municipais do Meio Ambiente, uma das etapas mais importantes da 5a Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), cujo tema central é a emergência climática. A 5ª CNMA, convocada pelo Ministério do Meio Ambiente, marca a retomada da governança participativa, depois de onze anos da última Conferência Nacional.
As conferências municipais e intermunicipais livres têm como objetivo incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos, além de eleger delegadas e delegados que representarão os municípios na etapa estadual. Da etapa estadual, outros representantes serão eleitos para a Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília de 06 a 09 de maio de 2025.
Cotia além do município
Apesar de seu crescimento populacional e desenvolvimento urbano, Cotia desempenha um papel estratégico ecossistêmico que vai muito além das fronteiras da cidade. A Reserva Florestal do Morro Grande (RFMG), que abastece 400 mil pessoas de água, ocupa ? da área de Cotia, é um dos maiores e últimos remanescentes florestais da Região Metropolitana de São Paulo. “O plano diretor de Cotia, a privatização da SABESP e da Raposo Tavares, deixam a RFMG ainda mais vulnerável. Esse é o momento da população se unir para mitigação dos extremos climáticos e defesa do território” relata Dudu Ferrari, ativista socioambiental e integrante do Movimento “Nova Raposo, Não!”, em Cotia e Região.
O quadro de Cotia requer esforços de diferentes setores, como governo, sociedade civil, municípios vizinhos e setor privado, promovendo uma abordagem inclusiva, colaborativa e regional. No município existem duas frentes de convocação, onde as pessoas interessadas em somar podem participar da Conferência Municipal e/ou da Conferência Livre Intermunicipal nominada “Guardiões das matas dos 05 ecoterritórios”, que engloba os municípios de Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Itapecerica da Serra e Vargem Grande Paulista.
Durante as conferências das duas modalidades, os participantes poderão apresentar propostas contra os efeitos causadores da emergência climática para os cinco eixos definidos pela 5a Conferência Nacional do Meio Ambiente:
Para cada eixo, duas propostas serão entregues na construção da Política Nacional de Meio Ambiente
Agenda movimentada e aberta ao público:
Conferência Municipal:
08/01 das 9h às 12h: O Regulamento da Conferência do Meio Ambiente do Município de Cotia será discutido para aprovação em reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Agropecuária de Cotia
16/01 das 8h às 13h: 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente
Ambos os eventos acontecerão na Rua Jorge Caixe, 306, 3o. andar
Conferência Livre Intermunicipal : “Guardiões das matas dos 05 ecoterritórios”
20/01/2025 das 19h às 21h: Oficina Preparatória Online
Apresentar a proposta da Conferência Livre dentro do contexto da Conferência Nacional do Meio Ambiente, os 5 eixos temáticos e os objetivos a serem alcançados durante a etapa presencial da Conferência Livre. É também objetivo dessa etapa a sistematização dos principais problemas socioambientais da região e ações pertinentes para combatê-los, a partir dos 5 eixos.
25/01/2025, sábado das 09 às 13h: Conferência Livre “Guardiões das matas dos 05 ecoterritórios”
Escolha de 2 propostas prioritárias para cada eixo temático pautado pela Conferência Nacional, e eleger também 1 delegada(o) para participar da Conferência Nacional
Onde: Parque CEMUCAM - Casarão 01
R. Mesopotâmia, s/n - Jardim Passárgada, Cotia
Para participação é necessária inscrição. Clique AQUI
Virgem
23 de agosto a 22 de setembroOs planet...
Previsão Completa