TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Vacinação contra Meningite e Sarampo nas UBS´s de Cotia

18/01/2023



A vacinação contra a meningite e ACWY - que visa imunizar jovens contra a meningite, mesmo que tenham sido vacinados na primeira infância, além de aplicar a vacina naqueles que nunca se vacinaram contra a doença - e  também vacinação contra Sarampo para toda a população que não tenha como comprovar que já se imunizou, deverá receber a vacina.



A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza uma ação de vacinação seletiva contra a Meningite C e de rotina contra a ACWY, vacina que previne contra meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.em, estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Serão vacinados contra a Meningite C todos os jovens com idade entre 15 e 19 anos que não receberam a vacina na idade recomendada e, contra a ACWY, serão vacinadas todas as crianças com idade entre 11 e 14 anos – mesmo as que já tenham sido vacinadas na primeira infância. A ação seletiva acontecerá até o dia 28 de fevereiro, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.


Para ser vacinado, basta a criança ou adolescente comparecer à UBS mais próxima com documento e caderneta de vacinação e estar acompanhado de um responsável maior. A vacina contra a Meningocócica ACWY protege contra quatro subtipos da doença e foi incluída no calendário de vacinação do SUS em 2020. A recomendação é para que ela seja aplicada em jovens, mesmo que já tenham tomado a meningocócica C na infância.


 

"É importante que os pais e responsáveis tenham em mente que, mesmo que o seu filho tenha sido imunizado com a Meningoco C quando era bebê, terá que receber a vacina contra a ACWY na adolescência", disse Silvana Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cotia. "Com esta ação de vacinação seletiva estamos convocando os pais a retornarem com os seus filhos de 11 a 14 anos para receberem a ACWY, mesmo que já tenham sido imunizados na primeira infância, vai ser um reforço. Além disso, os de 15 a 19 anos serão vacinados contra a Meningoco C, caso não tenham recebido a vacina na idade preconizada (3 meses, 5 meses e 12 meses)", destacou.


 A ação seletiva contra a Meningite C para jovens de 15 a 19 anos vai até o dia 28 de fevereiro. "Depois desta data retomaremos as aplicações apenas para a faixa etária preconizada no calendário de vacinação", salientou Silvana Silva. A doença Meningocócica frequentemente deixa sequelas ou leva à morte - uma doença grave, de evolução rápida e com potencial de causar epidemias.




Para imunizar toda a população contra o Sarampo




Está disponível para a população de Cotia a vacina contra o sarampo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's). As doses são aplicadas em pessoas de todas as idades, a partir de 6 meses, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h 



O Sarampo é uma doença infecciosa e febril caracterizada por erupção de manchas vermelhas na pele, conjuntivite e coriza. Pessoas de todas as idades, sem imunização, podem ser contaminadas por esta doença que é grave, especialmente para crianças, podendo levar a óbito. A melhor forma de prevenção é a vacina. O Sarampo é altamente contagioso e se espalha pelo ar, por meio de gotículas expelidas durante espirro, tosse e fala.



 "Em 2019, o Brasil perdeu o Certificado de Eliminação do Sarampo concedido ao país pela Organização Mundial da Saúde, em 2016. É muito triste vermos o Sarampo de volta, depois de anos erradicado. Apesar dos casos suspeitos, em Cotia, não tivemos nenhum caso confirmado no último ano, mas sem vacina, as pessoas ficam mais expostas a se contaminarem", alertou Silvana Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.


 "Em 2019, o Brasil perdeu o Certificado de Eliminação do Sarampo concedido ao país pela Organização Mundial da Saúde, em 2016. É muito triste vermos o Sarampo de volta, depois de anos erradicado. Apesar dos casos suspeitos, em Cotia, não tivemos nenhum caso confirmado no último ano, mas sem vacina, as pessoas ficam mais expostas a se contaminarem"


 Quem deve se vacinar contra o Sarampo?




·         Crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias: receber a dose zero da vacina. Dose de intensificação.


·         Crianças de 1 ano: receber a 1ª dose (conforme Calendário Nacional de Vacinação)


·         Crianças de 1 ano e 3 meses: receber 2ª dose (conforme Calendário Nacional de Vacinação)


·         Pessoas até 29 anos e profissionais de saúde independentemente da idade: caso não tenha sido vacinado ou não tenha como comprovar que se vacinou, deve receber duas doses da vacina com intervalo de 30 dias.


·         Pessoas de 30 a 59 anos: Caso não tenha sido vacinado ou não tenha como comprovar que se vacinou, deve receber uma dose da vacina.


·         Pessoas com 60 anos ou mais: Caso não tenha sido vacinado ou não tenha como comprovar que se vacinou, deve receber uma dose da vacina.



 Há alguma contraindicação para a vacina?




·         Gestantes, pessoas com imunidade baixa por doença ou uso de medicação, crianças e adultos com HIV (aids).




 Onde se vacinar?




·         Na Unidade Básica de Saúde mais próxima. De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.




 O que é preciso levar?




·         Documento oficial com foto e caderneta de vacina da criança (obrigatório).











 





Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X



































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR