05/12/2024
A região metropolitana de São Paulo oferece algumas opções surpreendentes de passeios, seja de turismo de natureza, jornadas culturais, atmosfera bucólica dos trens ou tudo isso junto, que trarão o lazer que você busca para iniciar as férias de verão, sair da internet, se conectar com a Mata Atlântica e com a história contida nela.
O Site da Granja selecionou alguns lugares que trazem um sopro de descanso e entretenimento bem pertinho da capital. Respire grande e comece a aventura agora mesmo:
Andando nos trilhos:
Uma experiência com 3 opções de destinos é o Expresso Turístico da CPTM. Lançado em 2009 pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o Expresso Turístico foi criado para resgatar a importância histórica das ferrovias no desenvolvimento de São Paulo. Utilizando vagões restaurados da década de 1960, o projeto conecta a cidade de São Paulo a destinos históricos, culturais e ecológicos, como Paranapiacaba , Jundiaí e Mogi das Cruzes . O Expresso Turístico CPTM conta, atualmente, com três opções de trajeto saindo da Estação da Luz. Vale dizer que as operadoras de turismo de cada cidade, oferecem programas que irão preencher o dia com as atividades que fazem mais sentido para cada pessoa ou grupo.
Sempre nos finais de semana, os trens saem às 8h30 da manhã, com investimento de R$50 por pessoa e com descontos progressivos para grupos. A orientação é comprar com antecedência, pois os ingressos se esgotam rapidamente. Na plataforma expressoturisticocptm, você escolhe os assentos e efetua o pagamento.
Destino Paranapiacaba
Localizada no município de Santo André, Paranapiacaba é uma charmosa vila de arquitetura inglesa que já se candidatou a Patrimônio Mundial da Humanidade. O trajeto é realizado aos finais de semana. O passageiro tem a opção de embarcar na Estação da Luz ou na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André (Linha 10-Turquesa, da CPTM) e leva até a vila histórica ferroviária de Paranapiacaba, repleta de natureza e história. A vila é cercada por trilhas ecológicas e reservas de mata atlântica.
O que fazer? paranapiacabaecotur.com
Destino Mogi das Cruzes
Localizada a 48 km da capital paulista, Mogi das Cruzes compõe o grupo de municípios que formam o Alto Tietê, região próxima à nascente do Rio Tietê. O trajeto, que dura cerca de 1h30, é realizado aos finais de semana, com partida da Estação da Luz. Chegando lá, a dica é visitar o Parque Centenário, o Museu Guiomar e o Rio Itatinga .Ao deixar a capital paulista, o Expresso Turístico toma a direção dos trilhos da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, ferrovia construída ainda no Império, em 1877, para ligar o Rio de Janeiro a São Paulo.
O que fazer em Mogi? https://viagensdetrem.com.br/mogi-das-cruzes/
Destino Jundiaí
A apenas 60 km da capital paulista, Jundiaí e as cidades vizinhas reservam uma série de atrações que podem ser feita pelo viajante do Expresso Turístico. O trajeto é realizado aos finais de semana, com partida da Estação da Luz. A viagem é feita a bordo de uma charmosa locomotiva da década de 50, totalmente reformada. Chegando lá, a dica é visitar o Museu Ferroviário, a Serra do Japi e o Circuito das Frutas.
O que fazer em Jundiaí: turismo-em-jundiai
Andando na Trilha:
A caminhada em trilhas curtas, também conhecida como hiking, são passeios de um dia que oferecem bem-estar mental gerado pelo contato com a natureza, além de excelente exercício que traz vitalidade para quem pratica.
Fazer trilhas não requer equipamento específico, exceto um par de calçados apropriados, garrafa d’água e proteção para situações de sol ou chuva. No entanto, a depender do grau de dificuldade do roteiro escolhido, a presença de guias especializados contratados garante segurança.
Mata com banho de cachoeira na Cantareira
Durante a caminhada de três quilômetros (ida e volta), em meio a clareiras, rochas, pontes, antigos encanamentos do sistema de abastecimento de água e espécimes nativas da Mata Atlântica, a Trilha da Cachoeira convida a refrescantes banhos em piscinas naturais e quedas d’água. A principal trilha da área de visitação do Engordador, no Parque Estadual Cantareira, Zona Norte da capital paulista, é autoguiada, sinalizada, circular e considerada de dificuldade moderada, uma vez que o percurso, feito em cerca de duas horas, oferece subidas, degraus e passa por áreas em que o caminho é de pedra. A trilha faz parte da Serra da Cantareira, que atravessa cidades como São Paulo (SP), Mairiporã (SP), Guarulhos (SP) e Caieiras (SP), sendo considerada uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo dentro de uma região metropolitana.
Parque Estadual Cantareira - Estrada Particular da Pedreira, 240, Tremembé, São Paulo (SP). Quarta a domingo, das 8h às 17h (entrada até as 16h). Grátis para crianças até 3 anos. Crianças e jovens de 4 a 14 anos, idosos, estudantes, professores da rede estadual ou particular e pessoas com deficiência e um acompanhante pagam meia entrada. Acesse: guiadeareasprotegidas.sp.gov.br
Imersão Sensorial inclusiva
Na Zona Sul de SP, dentro do Parque Ecológico do Guarapiranga existe a original Trilha da Vida. Feita de olhos fechados e sem sapato, em 500 metros de extensão ida e volta. A proposta é vivenciar uma imersão sensorial na floresta sem o auxílio da visão e a partir do contato dos pés e das mãos com a natureza ao redor. Pensado para despertar a consciência ambiental nos visitantes, o passeio é mediado por educadores e dura cerca de duas horas, incluindo o percurso, seguido de uma roda de conversa para o compartilhamento de experiências. O parque abriga ainda uma biblioteca, o Museu do Lixo e um núcleo de educação ambiental.
Parque Ecológico do Guarapiranga. Estrada da Riviera, 3286, Jardim Riviera, São Paulo (SP).
Terça e domingo, das 8h às 17h.
GRÁTIS (para trilheiros a partir de 10 anos de idade, mediante agendamento prévio para grupos de até 15 pessoas). parque-ecologico-guarapiranga-pegua
Jaraguá e o Pai Zé
A Trilha do Pai Zé, autoguiada e gratuita, possui aproximadamente 3,5 km de extensão, de onde você chega no pico mais alto de São Paulo. A trilha oferece vistas panorâmicas incríveis, sendo a principal trilha da unidade por proporcionar a possibilidade de ir da parte baixa do parque até o ponto mais alto, onde se localiza o Pico do Jaraguá.
A Trilha do Pai Zé tem esse nome em homenagem a um antigo líder religioso que realizava consultas espirituais na região. Apesar de exigir bastante esforço físico, a trilha com grau alto de dificuldade, brinda o visitante com uma imersão na natureza, possibilitando o contato com espécimes nativas da Mata Atlântica e do Cerrado. Também é possível chegar ao Pico do Jaraguá de carro, por uma via asfaltada.
Reservas: (11) 3941-2162 / 3945-4532
E-mail: pe.jaragua@fflorestal.sp.gov.br
Horários da trilha: das 7h às 16h
Horário da unidade: das 7h às 17h
Cachoeira da Graça no Morro Grande
Vizinha a Reserva do Morro Grande, em Cotia, a Cachoeira da Graça é um passeio bastante procurado pela proximidade de São Paulo. Com trilhas bastante leves , com cerca de 2 km ida e volta, há duas opções para chegar na queda de água maior com poço. Pela parte de cima tem a trilha do ecoturismo e na parte de baixo há um trânsito intenso de grupos de turistas que fazem picnic e também de religiões afro-brasileiras que deixam suas oferendas. Levar saco de lixo para não deixar resíduos e ainda prestar um serviço ambiental de coletar resíduos da mata, que dependendo do dia, do fluxo e educação das pessoas, podem estar bastante sujas as trilhas e a cachoeira em si.
A entrada é gratuita e na parte da manhã a visitação é menor. Leve água potável e lanche, pois não há comércio perto. Por motivos de segurança é indicado não ir sozinho(a), pois há registros de ocorrências diversas. Fácil acesso de carro e se for de ônibus dê preferência para voltar antes do anoitecer, pois os ônibus, principalmente aos finais de semana, demoram muito.
Cachoeira da Graça:
Estrada Carolina de Jesus 497 (ex estrada das Mulatas)
No Google maps é só colocar: Trilha Cachoeira da Graça