29/08/2024
Cláudia precisou amputar a perna direita aos 23 anos após ser atropelada na Rodovia Raposo Tavares, voltando do trabalho. Aos 28, conheceu a natação e depois migrou para o remo, sendo campeã mundial com apenas oito meses de treino na modalidade, em 2007.
Neste ciclo para Paris, Cláudia novamente vem construindo uma trajetória fenomenal. “Em outubro de 2021 fiz uma grande cirurgia, troquei a tela do abdômen. Em novembro de 2022 tive que retirar a tela do abdômen por conta da infecção crônica. Fiquei afastada, retornei aos treinos no final de fevereiro de 2023”, conta a atleta em texto publicado pelo clube que defende, o Pinheiros.
“Ao retornar, tive um AVC. Mas, no começo de abril já estava treinando firme para o [Campeonato] Brasileiro, que aconteceu em junho de 2023. Por conta deste AVC, o médico do clube me afastou por 22 dias até saírem todos os resultados de exames. Graças a Deus deu tudo certo, fui para o Brasileiro e ganhei”, completa.
Em setembro de 2023, Cláudia tornou-se a primeira brasileira com vaga confirmada para os Jogos de Paris. Será a quinta paralimpíada consecutiva da carreira da remadora, que competiu em todas as edições desde que o remo entrou no programa paralímpico.
Claudia começa amanhã na categoria Skiff simples PR1 – feminino – bateria 02, sua empreitada em busca de medalha.
Jogos Paralímpicos
Os Jogos Paralímpicos Paris 2024 são realizados em 12 dias mágicos, de 28 de agosto a 8 de setembro de 2024, reunindo mais de 4.400 dos melhores atletas paralímpicos do mundo.. Os Jogos Paralímpicos oferecem uma oportunidade única para chamar a atenção do mundo para o esporte e a deficiência, inspirar indivíduos, provocar mudanças sociais e promover oportunidades profissionais e esportivas mais inclusivas às pessoas com deficiência.
O Brasil já conquistou 373 medalhas, sendo 109 de ouro, 132 de prata e 132 de bronze: está a 27 medalhas do seu 400º pódio no evento. A expectativa este ano é que, com o grande número de atletas, a delegação consiga também um número significativo de medalhas para o País.