SP lidera ranking de cidades verdes; Cotia, Carapicuíba e Embu ainda fora da lista da ONU
12/04/2023
Em cronograma, governo do estado prevê extensões das linhas 4 e 5 prontas em 2028
Ramais serão expandidos até Taboão da Serra e Jardim Ângela, mas ainda dependem de elaboração do projeto básico e estudos de reequilíbrio financeiro
O governo do estado estima iniciar a operação comercial das extensões da Linha 4-Amarela e da Linha 5-Lilás em 2028. Os dois projetos de expansão estão a cargo das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, controladas pelo grupo CCR.
O cenário desenhado atualmente prevê que a extensão da Linha 5-Lilás até Jardim Ângela seja entregue no início de 2028, enquanto o prolongamento da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra deverá começar a funcionar entre março e abril do mesmo ano.
O processo de expansão dos dois ramais de metrô encontra-se na fase de contratação do projeto básico, que dará subsídios para definir os custos dos projetos.
A definição do escopo dos projetos e aditivo deverá ocorrer no início de 2024, com diferenças pequenas entre as duas linhas. A perspectiva é que as obras de expansão durem cerca de 3 anos e seis meses, daí a previsão de conclusão em 2028.
A Linha 5-Lilás terá um traçado de 4,3 km, a maior parte elevada, e duas estações, Comendador Sant’anna e Jardim Ângela, esta última subterrânea. Já a Linha 4 será estendida por mais 3,3 km com a implantação das estações Chácara do Jockey e Taboão da Serra.
Fonte: Metrô CPTM