TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui
Voltar

07/03/2019

Super-raio em Cotia

Reportagem do Fantástico mostrou um super-raio que atingiu Cotia na semana passada


No domingo passado o Fantástico exibiu a reportagem acima sobre um super-raio que atingiu Cotia na semana passada.

O super-raio foi registrado por câmeras instaladas no alto de um prédio da Zona Oeste da capital paulista. Um raio comum tem cerca de 30 mil amperes, mas o da semana passada chegou a 109 mil amperes em Cotia, irradiou-se por 22 quilômetros, a 700 quilômetros por segundo e tocou o solo pela segunda vez no bairro da Vila Romana, em São Paulo, com descarga elétrica ainda maior, com 249 mil amperes.

Veja aqui algumas dicas para se proteger dos raios.

1) Evite locais abertos como estacionamentos, campos de futebol, piscinas, quadras esportivas e praias pois estes locais são mais propícios aos raios por não apresentarem obstáculos entre as nuvens carregadas e o solo. Nestes locas o raio se conecta ao ponto mais alto da superfície, que pode ser um guarda-sol, um poste, uma árvore ou uma pessoa.

2) Evite, então, ficar próximo de postes, árvores ou guarda-sóis pois você pode receber a descarga elétrica que atingi-los. Também é bom se afastar de cercas, linhas telefônicas ou de energia elétrica, que igualmente são pontos preferenciais para descargas elétricas. O raio pode atingir estes locais, espalhar-se pelo chão e atingir quem estiver próximo. 

3) Assim que ouvir os primeiros trovões, procure abrigo, de preferência uma edificação com estrutura sólida que bloqueie a descarga elétrica.

4) Evite também subir em morros e o topo de prédios;

5) Afaste-se de objetos metálicos que conduz ou caixas de somem eletricidade como suportes de cartazes, amplificadores ou que estejam ligados à rede elétrica como liquidificadores, telefones, televisores e aparelhos de som.

6) Não ande em veículos abertos sem proteção como motos e bicicletas. Mesmo em movimento eles podem ser alvos dos raios. Se estiver no meio do caminho com estes veículos, procure um túnel, ponte ou garagem para se abrigar até que os trovões passem.

7) Toldos, varandas, barracas e quiosques de palha protegem da chuva, mas não dos raios pois ão estruturas leves e atraem descargas elétricas.

8) Saia da água se estiver na piscina ou na praia. A parte do corpo que fica para fora da água funciona como um para-raios, atraindo as descargas elétricas. Além disso, os elementos químicos da água conduzem eletricidade e se um raio atingir a água a energia será conduzida até a pessoa.

9) Mesmo em locais seguros como casas e prédios, afaste-se de janelas com estruturas metálicas.

10) Se abrigue em um carro. Feche todas as janelas e aguarde os trovões passarem. O metal de veículos como carros, ônibus ou vans é um excelente condutor de energia e, se for atingido por uma descarga elétrica, vai distribuí-la igualmente em toda a sua superfície, sem atingir quem está em seu interior.

11) Se for surpreendido por uma tempestade com trovões e estiver em local aberto sem ter onde se abrigar e sentir que seus pelos estão arrepiados ou sua pele começou a coçar, um raio pode estar próximo, abaixe-se. Fique agachado, com as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles.


 

Pesquisar




X



















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR