TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Sistema Alto Cotia apresenta nível crítico de abastecimento de água

10/10/2024



A crise climática, considerada responsável por este período de seca extrema, deixou em alerta a SABESP e a população. No começo de outubro, o armazenamento do sistema Alto Cotia indicava 35,8% de sua capacidade, nível mais baixo do que o apresentado em mesma data na histórica crise hídrica de 2014 (38%). 


O Sistema Alto Cotia é um dos sete sistemas que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo, incluindo áreas da Granja Viana e de Cotia. Ele é formado pela represa Pedro Beicht e pela represa da Graça, localizadas no município de Cotia. O Sistema é responsável pelo abastecimento de água para aproximadamente 400 mil pessoas.

De acordo com a geógrafa Helga Grigorowitschs,"Essas Represas estão localizadas na Reserva Florestal do Morro Grande, maior área de Mata Atlântica da zona oeste da Região Metropolitana de São Paulo. A preservação da Reserva do Morro Grande, em sua totalidade, é fundamental para a proteção dos recursos hídricos gerados nessa área".

O Alto Cotia, no mesmo período do ano passado, funcionou com 84% de sua capacidade. O sistema tem um papel fundamental na distribuição de água em Cotia e parte da zona oeste da Grande São Paulo. Especialistas alertam que a falta de chuvas nos próximos meses e a baixa recarga dos mananciais podem agravar a situação. O consumo consciente de água é essencial para evitar medidas mais drásticas, como as adotadas durante uma crise hídrica anterior.

 A assessoria de imprensa da SABESP foi questionada sobre o fato e também sobre outras medidas referentes a Morro Grande, privatização e Vila Operária desde fevereiro de 2024, mas até agora o Site da Granja não teve retorno.  

Saiba mais sobre a Reserva do Morro Grande em: www.observamorrogrande.com.br

Presente do futuro e os dados da UNICEF

Todos os dias, mais de 700 crianças com menos de 5 anos morrem de diarreia ligada à falta de tratamento de água, saneamento e higiene inadequadas.
As mudanças climáticas agravam o estresse hídrico – áreas de recursos hídricos extremamente limitados –, levando a uma maior competição por água, até mesmo conflitos.
Em 2040, quase uma em cada quatro crianças estará em áreas de estresse hídrico extremamente alto.
O aumento do nível do mar está fazendo com que a água doce se torne salgada, comprometendo os recursos hídricos dos quais milhões de pessoas dependentes.

A mudança climática está acontecendo agora. devemos agir, e a água é parte da solução.


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR