08/07/2024
O local foi construído através de uma parceria entre a Prefeitura de Barueri e o governo de São Paulo para atender casos de média e alta complexidade, além de especialidades como cardiologia, oncologia, atendimento de urgência, internações e cirurgias.
As obras começaram em 2019 com prazo para ser entregue em 2022, mas a obra atrasou e foi entregue em setembro de 2023 - desde então, o local está vazio.
Foram mais de R$ 2 milhões de investimentos
A pasta disse ainda que o chamamento para a administração do hospital já foi concluído e a Organização Social (OS) que venceu o processo tem até quatro meses para o início da assistência. A vencedora foi a equipe do Hospital Sírio-Libanês.
Segundo Eleuses Paiva, secretário de Saúde do Estado de SP, o Hospital Regional deve entrar em funcionamento ainda no segundo semestre de 2024. Ainda segundo Paiva, o novo hospital é “extremamente estratégico para a região”.
Hospital Regional de Barueri
O Hospital Regional foi erguido em terreno de 64.000 m2, sendo a área construída de 41.000 m2 . O prédio tem 10 pavimentos, andar térreo e um heliponto.
São 442 vagas descobertas de estacionamento, 17 elevadores e 360 leitos, com atendimento em oncologia com quimioterapia e radioterapia, cardiologia, ortopedia, neurologia/neurocirurgia e cirurgia bariátrica na alta e média complexidade.
Do total de leitos, 50 serão de UTI. Além disso, o Hospital Regional tem oito salas cirúrgicas, 16 poltronas de quimioterapia e 20 consultórios; leitos de RPA (Recuperação Pós-Anestésica), Pronto Atendimento com 28 leitos de observação, hospital-dia com 20 leitos, salas equipadas com tomografia e ressonância magnética; parque tecnológico de última geração com acelerador linear, hemodinâmica e aparelhagem completa e digital, dentre outras áreas específicas.
O Hospital Regional Rota dos Bandeirantes atenderá também outros municípios e a Prefeitura de Barueri pretende transformar o HMB (Hospital Municipal de Barueri) Dr. Francisco Moran em unidade específica para a cidade.