TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Seis servidores da Cohab II de Carapicuíba são afastados após homem morrer sentado na espera do pronto atendimento

16/06/2023


A Prefeitura de Carapicuíba afasta seis servidores do Pronto Atendimento Cohab II por suspeita de negligência e exposição da imagem do paciente Sérgio Pedro da Silva, no dia 14 de junho. 

Entenda o caso:
Segundo reportagem publicada no G1,  Sérgio Pedro da Silva, de 50 anos, foi encontrado morto às 7h desta quarta-feira (14) na sala de espera do Pronto Atendimento Cohab II, em Carapicuíba, na Grande São Paulo. Sentado, usava um boné na cabeça inclinada pra baixo. Nos pés, só meias, e o tênis ao lado. Parecia dormir profundamente. 

Sérgio foi levado pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) por conta de uma embriaguez e passou por uma consulta médica na terça-feira (13), por volta de 22h, no pronto-atendimento. Foi atendido primeiro por um clínico geral e depois por um psiquiatra. Terminada a consulta, segundo um funcionário, teve alta hospitalar, às 2h. 

Às 7h, uma testemunha que preferiu não se identificar, viu Sérgio na sala de espera. Sete horas depois, ao passar pelo local, observou que o homem estava sentado na mesma posição. Ofereceu um café, mas, neste momento, percebeu que José estava morto.

O médico do SAMU, o mesmo da madrugada, retornou para declarar o óbito, ainda segundo a testemunha. Quando o óbito ocorre em equipamentos de saúde, o protocolo pede o acionamento do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), para onde o corpo foi levado, em Osasco. O SVO constatou que ele morreu de infarto. A esposa chegou antes de o corpo ser liberado por volta das 12h.

O que diz a Prefeitura de Carapicuíba - resposta enviada sexta-feira (16/06)

Comissão da Secretaria de Saúde avaliou várias informações, entre elas relatórios dos atendimentos ao paciente e constatou possíveis falhas nos protocolos. Tudo foi encaminhado para abertura de processo administrativo disciplinar. Após as apurações, foram afastados dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem, uma médica e um auxiliar de enfermagem, até que o caso seja completamente esclarecido.

Dessa forma, a sindicância continua com as investigações para as punições que sejam cabíveis, assim como encaminhamento dos casos para os Conselhos de Classe. 

Desde 2017, a Prefeitura de Carapicuíba implantou protocolos de saúde, como a classificação de risco, justamente para que os pacientes tenham o melhor acolhimento e atendimento humanizado, com prioridade para os casos mais urgentes. Quando falhas graves acontecem é preciso tomar providências rigorosas. 

Para qualquer caso de falta de atendimento ou atendimento inadequado é importante que a população entre em contato com a OUVIDORIA DA SAÚDE por meio dos canais oficiais para denúncias e sugestões:

Whatsapp (11) 9 6909-5379 – opção 2

E-mail: ouvidoriasaude@carapicuiba.sp.gov.br

Telefones: (11) 4164-1122 / (11) 4182-1777 / (11) 4187-2079




Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR