06/07/2022
Os Secretários de Assuntos Jurídicos e do Verde e Meio Ambiente de Cotia, Vitor Marques e Gustavo Gemente pediram exoneração de seus cargos na Prefeitura de Cotia. Ambos são investigados pela operação Nerthus, do Ministério Público e GAECO que no último dia 24 de junho desarticulou uma quadrilha que praticava crimes ambientais e venda irregular de lotes no Parque das Nascentes, na divisa entre Cotia e Embu das Artes. O ex-secretário de Habitação, vereador Sérgio Folha (PV) também é investigado. (saiba mais).
Dias depois da operação, o Prefeito de Cotia Rogério Franco (PSD), em entrevista ao jornal Giro, disse que não iria exonerar os secretários por considerar que tudo ainda era muito prematuro. “A Prefeitura aguardará, com serenidade, o resultado das investigações e a apresentação das defesas”, disse o prefeito.
Embora a prefeitura não tenha publicado nenhum decreto ou outra informação sobre a saída dos secretários, seus nomes deixaram de constar na relação de secretários no site oficial.
Questionada, a prefeitura confirmou a exoneração dos secretários:
“A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Governo, informa que a pedido do funcionário Vitor Marques, no dia 30 de junho foi assinada a sua exoneração do cargo de Secretário Municipal do quadro de funcionários de provimento em comissão desta Prefeitura.
Informa também que, no dia 1º de julho de 2022, atendendo à solicitação do funcionário Gustavo Fernando Gemente Nascimento, foi assinada a sua exoneração do cargo de Secretário Municipal do quadro de funcionários de provimento em comissão desta Prefeitura.”
Com a saída de Vitor Marques, a Secretária Adjunta Marina de Mello Gama, Mestre em Direito Público pela Universidade de Salamanca (Espanha) e graduada em Direito pela PUC/SP, passou a responder interinamente pela pasta. Já a Secretaria do Verde e Meio Ambiente ficou sob a responsabilidade interina do Gestor Ambiental Agnaldo Gomes Pereira, conforme informações no site oficial da Prefeitura.