01/01/2023
A Rota do Vinho São Roque garante uma aventura rápida, divertida e gratificante. É o tipo de viagem que não depende de bagagens nem tampouco pagamento de taxas. O passeio ideal para um dia ou um final de semana recheado de cultura, natureza e bons vinhos.
Você pode conferir as diversas vinícolas locais, mas também os mais de 30 estabelecimentos. fazendas, restaurantes, lojas, centros de cultura e empórios. Tudo localizado em meio à natureza.
A Rota, a 40 km do miolo da Granja Viana pela Raposo Tavares, acontece na Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima. Além disso, é atração durante o ano inteiro. O Roteiro garante várias belezas naturais e boas lembranças. Nesta época de verão a festa é a colheita da uva. Em outras épocas, tem a flor da alcachofra na primavera, árvore de plátanos no outono e friozinho no inverno.
O Roteiro pode ser feito sem carro também: Viaje de ônibus ou com uma agência. Dessa maneira, você conseguirá provar todos os vinhos e chopes possíveis. Sem se preocupar com a direção do carro.
Para quem tem curiosidade e vê na história do lugar elementos importantes, indicamos as visitas guiadas. Com o auxílio de guias turísticos, você não perderá nenhum detalhe. Isso porque a região guarda diversas histórias que dificilmente são compartilhadas em totens ou por trabalhadores locais.
A cidade de São Roque ficou popular como a Terra do Vinho por haver, desde sua fundação, em 1657, o cultivo de uva e trigo em seus solos às margens dos ribeirões Carambeí e Aracaí, administrado pelo seu fundador Pedro Vaz de Barros, o “Vaz Guaçu”, que pertencia a uma velha linhagem de bandeirantes. Homem religioso, resolveu batizar suas terras com o nome do santo de sua devoção.
Depois, São Roque ganhou novo impulso com a chegada expressiva da imigração. Assim, a vitivinicultura readquiriu sua importância com a presença de italianos e portugueses. Mas foi somente a partir de 1936, quando recebeu a cooperação e a assistência técnica da então Secretaria da Agricultura, que o plantio da uva transformou São Roque na "Terra do Vinho", conhecida em todo o país.
Hoje, São Roque é uma cidade de economia diversificada. Devido ao seu legado histórico e cultural e a sua exuberante natureza (40% do território do município é coberto por Mata Atlântica), o município foi elevado à condição de Estância Turística em 1990. Desde então a cidade vem incrementando o seu potencial que contempla o turismo rural, ecológico, cultural, de aventura e religioso.
Ski Mountain Park: ambiente ideal para quem quer uma boa aventura de simulação do esqui, snowboard e tobogã. Tem também uma linda vista da paisagem em teleférico;
La Maison de la Bière: perfeito para quem ama degustar chopes artesanais;
Morro do Saboó: trilha que permite a vista de diversas cidades, como Itu, Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Osasco;
Igreja Matriz de São Roque: famosa por sua história e arte aplicada no teto da construção;
Estação Ferroviária de São Roque, Centro Educacional e Cultural Brasital e Sítio Santo Antônio: são os destinos obrigatórios a quem ama conhecer a história e cultura local.
Além disso, caso queira fazer umas comprinhas, visite os outlets de São Roque. Oferecem bons produtos, por preços bem acessíveis.
A Rota do Vinho São Roque conta com uma grande variedade de vinícolas. Não é possível visitar todas de uma só vez.
é um dos principais pontos. Além de muita história (desde 1938), há uma diversidade de vinhos disponíveis para degustação.
é uma das primeiras atrações avistadas na Estrada do Vinho. Localizada no número 300, no quilômetro 1. Oferece um pouco de tudo do Roteiro de São Roque.
A Vila Don Patto é para toda família cheio de natureza e diversão. Grande área verde que oferece vistas às montanhas. Playground, adegas e empórios. O maior complexo gastronômico da cidade.
Toda sua culinária é característica da região portuguesa. fábrica de pastéis de Belém, lanchonete que oferece iguarias portuguesas, pastel de bacalhau e “prego no pão”.
Além dos vinhos, o restaurante, a Taberna El Peregrino, revive a tradição de Galizia: As grandes refeições em grupo, tanto em família como em eventos ou encontros onde têm lugar um grande número de festas gastronômicas.
“Vale a parada na Adega Alma Galiza, onde encontramos a Taberna El Peregrino que serve várias tapas (sanduíches), além de petiscos e tábuas, onde a iguaria é alcachofra, que apesar da colheita acontecer nos meses de agosto e novembro, sempre tem!”
Disse Alice Leopoldo e Silva, que visitou recentemente e saiu bem feliz.
Morando próximo a São Paulo ou não, São Roque com certeza é um local brasileiro a ser visitado. Uma vez que é uma mescla de diversas culturas, tradições e gastronomias em um único lugar!
Portanto, combine com sua família e seus amigos e não perca essa incrível opção de roteiro do vinho no Brasil!
Veja aqui como fazer em Excursão
e aqui uma visita guiada