09/01/2025
O Parque Teresa Maia, localizado na Granja Viana, tem enfrentado desafios relacionados à manutenção e abandono, apesar de sua importância como espaço de lazer, encontro comunitário, atividade física, cultura e preservação ambiental. O mato tomou conta do espaço, as algas tomaram o lago e a trilha do bosque está desprezada.
O Site da Granja tem recebido algumas denúncias e a negligência com o equipamento público, também é bastante comentada nos grupos de WhatsApp, feitas, principalmente, por frequentadores da EcoFeira. Abaixo algumas falas:
“Parque Tereza Maia, não tinha responsável, nem administrador... Vamos ver se agora terá, pois está abandonado”
“Se a antiga gestão não pagou nem a coleta de lixo, imagine cuidar de parques. A grama está virando matagal”
“Os patos e frequentadores do Parque Tereza Maia pedem socorro!
Água do lago está poluída e cheia de plantas, impedindo as aves de nadar!”
As queixas foram reportadas à Secretaria de Comunicação e à Subprefeitura da GV. O Site da Granja foi atendido prontamente, e em breve daremos mais informações, mas ainda não há previsão para regularização dos serviços de manutenção.
O Parque e Tereza
Com uma área de 25.000 m², o parque foi inaugurado em 2006 com o apoio do Rotary Club e da Prefeitura, projetado inicialmente para promover cultura, sustentabilidade e lazer. Com trilhas para caminhada, academia ao ar livre e um lago, o parque recebe a Ecofeira desde 2010, atraindo pessoas de toda região e também de São Paulo. Atualmente também é palco de eventos esportivos e gastronômicos.
Moradora antiga da Granja Viana, Teresa Maia (in memorian) era pedagoga e pós graduada em Educação Ambiental. Foi diretora do Depto. de Meio Ambiente de Cotia de 2002 a 2004 e sonhava com uma Cotia Sustentável. Além de batizar o Parque, uma escola do bairro Parque São George também leva seu nome.