27/05/2022
Você é uma pessoa organizada? Quando vai arrumar o guarda-roupa separa as peças por cores ou tipos? Ou é daquelas pessoas que tem dificuldades e mal sabe por onde começar a organização das coisas e quando percebe está tudo fora do lugar?
Se você respondeu sim à ultima pergunta, não se preocupe, porque você não está sozinho! Essa é a realidade de muitas pessoas. E nem sempre por não saber ou querer manter as coisas organizadas, mas porque isso requer tempo e algumas vezes até estratégias.
E muitos, em busca de tempo para outras atividades como trabalhar, estudar, viajar, ver TV, acabam deixando de lado a organização da própria casa. Mas já parou para pensar na economia de tempo que podemos ter se em nossa casa tudo estiver bem organizado?
“A organização influencia em todos os setores de nossa vida”, defende Adriana Bonini, Designer de Interiores e Personal Organizer, diretora da Opah Interiores, com sede em Cotia.
“Entendemos que a maioria das pessoas hoje trabalham fora e tem outros atributos no seu dia a dia, e muitas vezes não tem muito tempo para se dedicar as questões da casa. E quando essa pessoa encontra facilitadores para auxiliá-la em casa, isso ajuda bastante em tempo e dinheiro”, diz ela.
Ela explica que ao fazer um projeto de organização de uma casa, ela faz a setorização dos ambientes - “tudo dentro da casa terá um endereço, é uma dinâmica que você pode adaptar a qualquer morador da casa”.
De acordo com a profissional, com a setorização das coisas, os moradores da casa, inclusive as pessoas que os auxiliam, irão ganhar tempo, tudo fica bem mais fácil e rápido.
“A setorização também auxilia em manter somente aquilo que realmente precisa estar ali, então fica muito mais fácil o morador entender por que tem determinado objeto em casa, podendo assim fazer o desapego, se necessário, e não ficar comprando repetidamente o mesmo item.”
Imagine, por exemplo, uma dispensa. Os produtos podem ser distribuídos em cestas e organizados por tipo e validade do produto. “Quando qualquer pessoa da casa precisar ver se tem um determinado produto, fica mais fácil, pois ele já sabe onde localizar”. Segundo Adriana, esse método também ajuda na hora de fazer a lista de compras, pois a pessoa pode ir visualizando cesta por cesta o que precisa ser reposto. “Essa forma de organizar evita o desperdício e o gasto desnecessário”.
No guarda-roupa, ela diz que pode ser seguido o mesmo critério, conforme o estilo de roupa.
“Desse modo, o cliente consegue visualizar tudo que tem dentro, podendo utilizar todas as peças, evitando também comprar algo que ele já tem. Na hora de guardar e organizar, seja ele ou qualquer outra pessoa, levará menos tempo, pois cada coisa já terá seu lugar certo de ir”.
A organização também vale para as crianças. “Se criarmos uma ‘casinha’ para cada coisa, na hora de organizar os brinquedos, tudo se torna mais rápido. E de novo estamos falando em economia de tempo e de dinheiro, pois fica mais difícil os brinquedos se perderem e evita o gasto com compra de outros brinquedos.
“Sessão detox -terapia”
A experiente profissional organizer, compara a organização de um espaço a uma sessão detox ou desapego. “Ficamos um dia todo com um cliente repassando as coisas do ambiente que será organizado, fazendo ele se questionar da necessidade daquele item estar ali, se tem utilidade ou não”.
E nessa hora, vale usar um pouco de psicologia: “Fazemos um trabalho para a pessoa entender porquê ela nos chamou ali, o que a motivou”. A ideia, segundo ela, não é tornar a organização dos espaços uma tortura para as pessoas. “Deixamos claro que ela pode mudar a qualidade de sua vida.”
A profissional lembra ainda que há casos de pessoas que sofrem transtornos - os acumuladores -, então “orientamos e mostramos o problema, mas nesse caso é uma questão de saúde que está fora de nosso alcance resolver”.
Como trabalha um Personal Organizer
O tamanho do espaço a ser organizado e o tamanho de sua desorganização é que vão dizer o tempo de trabalho necessário. Um único cômodo pode levar uma semana para ser organizado. Mas para facilitar a rotina e também os pagamentos para o cliente, costuma-se montar pacotes por ambientes a serem organizados, com no mínimo três dias de trabalho.
Serviço
Adriana Bonini - Opah Interiores
@adrianabonini.opah/
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