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22/04/2020

Sem aglomerações

Cotia disponibiliza diversos serviços pela web, telefone ou aplicativo


A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria da Fazenda, disponibiliza diversos serviços online para que o cidadão não precise ir a um dos Centros Integrados Tributários (CIT's), especialmente neste período de isolamento social como medida de prevenção à proliferação do novo Coronavírus (Covid-19). O contribuinte pode acessar diretamente o site oficial da Prefeitura (www.cotia.sp.gov.br) e acessar no link "Cidadão Online" serviços como '2ª via ISSQN – taxas', 'Certidão de valor venal', 'Certidão de Débitos', 'IPTU 2ª via', 'Consulta de processos', entre outros [confira lista completa abaixo].

"Os CIT's estão funcionando com contingente reduzido para serviços que dependem de assinatura do contribuinte, mas para diversos outros não há necessidade de o contribuinte ir a uma unidade”, explica Paulo Godoy, secretário da Fazenda.

No site da Prefeitura o cidadão tem acesso à emissão de dezenas de formulários como: nota fiscal e tabelas e taxas, formulário para Inscrição Municipal de Empresas e REDESIM, formulário para Inscrição Municipal de Autônomo, Formulários da Secretaria de Indústria e Comércio, Formulários da Secretaria de Habitação, Formulário para Baixa de Inscrição Municipal em Geral, Formulários da Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária, entre outros.

Confira a relação dos serviços disponibilizados online

DÍVIDA ATIVA

EMAIL : DIVIDAATIVA@COTIA.SP.GOV.BR

•    2ª VIA DE BOLETOS ;

•    PARCELAMENTO DE DÉBITOS ;

•    BAIXAS DE DÉBITOS ;

•    ACOMPANHAMENTO DE PROCESSOS ;

•    CARTA DE ANUÊNCIA ;

•    EMISSÃO DE CERTIDÕES.


TRIBUTAÇÃO / NOTA FISCAL ELETRÔNICA

EMAIL : TRIBUTACAO@COTIA.SP.GOV.BR

•    INSCRIÇÃO MUNICIPAL - https://vreredesim.sp.gov.br/home;

•    ALTERAÇÃO CADASTRAL;

•    BAIXA DE INSCRIÇÃO;

•    BAIXA DE DÉBITOS E CANCELAMENTO DE GUIAS;

•    CANCELAMENTO DE NOTAS FISCAIS;

•    RESTITUIÇÃO E/OU COMPENSAÇÃO DE VALORES ;

•    CERTIDÕES EM GERAL ;

•    ITBI.


CADASTRO IMOBILIÁRIO

EMAIL : CADASTROIMOBILIARIO@COTIA.SP.GOV.BR

•    REVISÃO E ISENÇÃO DE IPTU ;

•    Nº OFICIAL / SOCIAL ;

•    CERTIDÕES ;

•    OFÍCIOS ;

•    ATUALIZAÇÃO CADASTRAL ;

•    INDIVIDUALIZAÇÕES.


ISSQN-OBRAS

EMAIL : FISCALIZACAOISSQN@COTIA.SP.GOV.BR


PROTOCOLO DE PROCESSOS CIT

EMAIL : PROTOCOLO.CIT@COTIA.SP.GOV.BR


PROTOCOLO DE PROCESSOS PREFEITURA

EMAIL : PROTOCOLO@COTIA.SP.GOV.BR

EMAIL : UAP@COTIA.SP.GOV.BR

•    IPVA ;

•    DÍVIDA ATIVA ESTADUAL ;

•    NOTA FISCAL PAULISTA ;

•    ITCMD ;

•    RESTITUIÇÕES EM GERAL ;

•    ISENÇÕES EM GERAL.


EMAIL : DIPAM.EXP@COTIA.SP.GOV.BR

•    GIA E SPED ENVIAR NO LINK COTIA.SIGVAF.COM.BR


Também por app

Outra ferramenta para auxiliar o contribuinte acaba de ser lançada pela Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação em parceria com a Secretaria da Fazenda: trata-se do "Cidadão Cotia", disponível pelo aplicativo Telegram. O serviço é gratuito e para utilizá-lo basta baixar o aplicativo na App Store (IOS) e Google Play Store (Android).

Estão disponíveis os serviços de emissão de segunda via de Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2020, do Imposto Sobre Serviço (ISS) para autônomos e da taxa de licença e funcionamento.

Ao acessar o aplicativo Telegram, o contribuinte pesquisa "Cidadao Cotia" (sem acento), clica no canal que irá aparecer e digita "/" (barra), com isso, será direcionado para o menu de opções. Basta escolher a opção desejada, como "/autonomo" (sem acento) para emitir a segunda via do ISS de Autônimo, por exemplo. Com isso, o contribuinte poderá baixar o boleto, em PDF ou Word para efetuar o pagamento pelo código de barras, ou, se preferir, escolher a opção PicPay ou Internet Banking (Bradesco ou Banco Inter) para fazer o recolhimento da taxa.


Outros serviços Online:

Serviços Emergenciais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) podem ser acionados pelo WhatsApp (11) 9 6300-7500 da equipe que estará em plantão.

Central de Vídeoatendimento e Teleconsulta com especialidades médicas agendadas pela Policlínica de Cotia. O serviço foi implantado para garantir a continuidade dos atendimentos aos pacientes durante o período de pandemia. Seis médicos atendem diariamente, como otorrino, dermatologista e endocrinologista. O atendimento é feito por vídeo. Na central, os médicos atendem apenas pacientes em retorno de consultas, pois, de acordo com a Secretaria de Saúde, para o primeiro atendimento é mais indicado que a consulta seja presencial. Para esse serviço é a Central que entra em contato com o paciente para fazer o retorno da consulta pelo teleatendimento.

Ainda para informações sobre a Covid-19, a Secretaria de Saúde tem um chat bot que  pode ser acessado no portal oficial da Prefeitura (www.cotia.sp.gov.br) e também traz informações sobre a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, salientando que esta vacina não protege contra o novo Coronavírus. Além desta ferramenta virtual, a Prefeitura também colocou faixas em diversos pontos da cidade e lançou a Sala de Atendimento Virtual via 0800 484 8005 para manter a população informada sobre como se proteger da pandemia.

Sem atendimento presencial, a Secretaria de Transportes e Trânsito (Settrans) de Cotia disponibilizou o número de telefone 4616-1651 para atender e tirar dúvidas da população. As atividades administrativas presenciais foram suspensas em atendimento a decreto municipal como forma de evitar a disseminação do novo Coronavírus, apenas os agentes de trânsito seguem atuando nas ruas para garantir a ordem viária no município. A cobrança de zona azul está suspensa em Cotia, por tempo indeterminado, assim como a emissão e renovação do cartão de estacionamento para idosos também foi suspensa pela Prefeitura para evitar a contaminação deste público pelo Covid 19.


Habitação por e-mail

A Secretaria de Habitação está fazendo atendimento presencial apenas às quartas-feiras e por isso disponibilizou e-mails dos departamentos para que os cidadãos possam resolver diversas questões e esclarecer dúvidas por meio eletrônico. Para assuntos relacionados à Certidão de Diretrizes, o email para dúvidas e solicitações é juliana.stephano@cotia.sp.gov.br. O email do Departamento de Análise e Aprovação de Projetos é shdu.projetos@cotia.sp.gov.br. O contato do Departamento de Fiscalização é shdu.fiscalizacao@cotia.sp.gov.br. O Departamento Habitacional está atendendo pelo email shdu.habitacional@cotia.sp.gov.br.

O Departamento de Regularização Fundiária está recebendo solicitações e dúvidas pelo email shdu.regularizacao@cotia.sp.gov.br. Departamento de Avaliações Imobiliárias (shdu.avaliacao@cotia.sp.gov.br); Departamento de Topografia (shdu.topografia@cotia.sp.gov.br); Departamento Administrativo (shdu.rh@cotia.sp.gov.br) e Departamento de Cadastro e Controle Áreas Públicas (shdu.areaspublicas@cotia.sp.gov.br).



 

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