01/06/2011
Nos últimos vinte anos, a Paróquia de Santo Antônio da Granja Viana cresceu e várias igrejas foram sendo construídas nos bairros mais distantes da sede. Hoje, a Matriz atende a cerca de 12 comunidades cujas demandas de necessidades vinham pressionando sua capacidade de atendimento. Há muito tempo, a Matriz vinha precisando ampliar suas instalações que se mantinham as mesmas construídas por Niso Vianna no final da década de 40, do século passado.
A questão que se colocava era se tudo deveira ser demolido para construir uma Matriz totalmente nova, ou se a velha igrejinha deveria ser mantida, integrada com ao novo complexo, já que é um marco da história da Granja Viana. Feito plebiscito, a comunidade, por esmagadora maioria, decide-se pela última alternativa. A partir daí partiu-se para a definição de um programa mínimo, estabelecido pelos diversos grupos e setores que compõem a Matriz, que serviu de base para um concurso de arquitetura, objetivando o projeto da Nova Matriz.
Foram convidados perto de cinco escritórios de arquitetura de São Paulo e até de outros estados. Uma vez escolhido, o projeto vencedor do concurso pela comissão de obras e pelo Conselho da Matriz, partiu-se para a construção que teve início em meados de 2004. A reforma foi iniciada pela execução do prédio que abriga as atividades administrativas e operacionais da Paróquia, atualmente pronto e em funcionamento para em seguida começar a construção da Nova Igreja Matriz.
Foi realizada a terraplanagem, que envolveu a remoção de cerca de 4.000 m³ de terra, as fundações que compreenderam perto de duzentas estacas escavadas, os alicerces e toda a estrutura de concreto, envolvendo o subsolo com salão de festas e eventos e seus anexos como sanitários, depósitos, cozinha, copa, etc, Tudo isso, coberto por uma grande laje que sustentará o edifício da Nova Igreja propriamente dita. O salão de festas e eventos se abre para uma grande área nos fundos do complexo que já foi preparado e vem sendo utilizados para festas, quermesses, etc. Além desses eventos, o salão já está sendo utilizados para celebrações litúrgicas.
A Nova Igreja se articulará e se comunicará com a velha Igrejinha através de pórticos de ligação que propiciarão a completa integração entre as duas. A atual capacidade de abrigar 80 pessoas sentadas nas celebrações se elevará para perto de 500 assentos. Durante todo esse período de obras, a Igrejinha tem funcionado normalmente.
Você também pode ajudar na construção da nova matriz, de três maneiras diferentes:
Doação em Conta Corrente
Banco Bradesco Ag. 2384-1 C/C 18200-1
Em nome da Mitra da Diocese de Osasco
Compra de um número de Rifa
1º Prêmio = 1 Uno Mille 0 km e mais 4 prêmios
O sorteio será dia 25/12/2010
Bilhetes por apenas R$ 2,50 (Dois reais e cinquenta centavos)
A venda na Paróquia e nas comunidades
Tijolinhos
Com o intuito de participação pessoal foram feitos pequenos tijolos de barro para contribuição na Construção.
Os tijolinhos tem o custo simbólico de R$ 5,00 (cinco reais)
Á venda na Matriz e comunidades
Fonte: Site oficial da Paróquia
Foto do padre Pedro: Ligia Vargas