TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

O Jardim de Tetê Lançamento do Livro sobre artista plástica alfabetizada aos 83 anos

25/09/2019


O livro O Jardim de Tetê – a vida e arte de Therezinha Brandolim - será lançado nesta segunda-feira (30), das 09h30 às 12 hs, na Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade.  Escrito pela jornalista Maria Zulmira de Souza e pela artista plástica Cristiana Camargo, a obra traz a surpreendente história de como Tetê Brandolim, aos 83 anos, descobriu o seu propósito de vida e transformou-se numa referência do novo envelhecer. O Jardim de Tetê foi publicado de forma independente a partir de um financiamento coletivo realizado em setembro (vaquinha digital).

Tetê tem uma trajetória singular no universo das artes e na vida. Perseguiu o desejo de ler e escrever até, quando, finalmente, encontrou a educadora Jany Dilourdes Nascimento, que partiu de elementos familiares a ela para apresentar a palavra escrita, usando método Paulo Freire.  E tudo começou com a receita de pão que ela costumava fazer em casa.

Com a alfabetização, veio a autoconfiança e o aumento da autoestima. A criatividade aflorou e o resultado são mais de 450 quadros, em um espaço de seis anos, 15 exposições entre individuais e coletivas. Autodidata, ela usa uma técnica única tendo como principal matéria-prima a chita - o mais brasileiro dos tecidos- na qual as flores são recortadas e coladas uma a uma recriando jardins multicoloridos.  Ela se aventura também em desenhos, pinturas e grandes formatos. 

A ideia do livro, que reúne mais de 100 obras e a história de vida da artista foi da filha, a jornalista Maria Zulmira de Souza, a Zuzu, que depois de contar cerca de seis mil histórias percebeu que tinha um caso e tanto perto dela.  Como gosta de lembrar, a história da mãe é universal: "Só no Brasil cerca de 14 milhões de jovens e adultos não têm ou não tiveram acesso à escola, vivendo com dificuldade em um mundo voltado para quem lê e escreve. O número de analfabetos funcionais é ainda maior.  A história de Tetê é a ponta de um iceberg de potenciais adormecidos no Brasil e no mundo”.  

Aos 88 anos, Tetê ainda tem muitos sonhos. O próximo é ir para Nova Iorque para conhecer a cidade que só viu pela TV, de preferência, levando as suas obras e o seu livro. "Eu nunca esperei ter uma velhice assim com tantas coisas boas acontecendo. Quero continuar fazendo a minha arte, os meus jardins até o dia que Deus me der força. É o que trago de dentro de mim para compartilhar com as pessoas. É minha forma de agradecer pela vida".

O lançamento do livro acontece no contexto do Dia Internacional do Idoso, 1º de outubro. A expectativa é que a publicação da história possa estimular outros idosos a revelar os seus talentos. 

Serviço:

Lançamento do livro e inauguração da maior obra de Tetê “A Revolução das Flores”, painel de 5 x 2,40 m, produzidos coletivamente com mais de 300 pessoas idosas e equipe da São Joaquim, com roda de conversa com Tetê, autoras e convidados.

Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade

Data: 30 de setembro (2ª. Feira)

Horário: das 09h30 às 12h

Local: Rua João Fasoli, 701 (entre Cotia e Carapicuíba) 

Redes Sociais DE TETÊ BRANDOLIM

http://www.facebook.com/Galeriatetebrandolim

http://www.instagram.com/tetebrandolim

http://www.behance.net/tete


+ informações 

Maria Zulmira de Souza (11) 98175 02 67  / mariazulmira@gmail.com


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR