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O futuro da alteração de trânsito na Granja Viana

30/03/2023


Última atualização  31.03 às 18h00: A Prefeitura de Cotia informou na tarde desta sexta-feira, que o teste de alteração viária na rua José Félix de Oliveira e na avenida São Camilo, na Granja Viana - que terminaria hoje, 31 de março - foi prorrogado para até o dia 9 de abril.

A Granja Viana ferve na discussão sobre as alterações de sentido de seus dois principais eixos viários. O comércio local relata quedas de 30% a 60% no faturamento. Menos carros passando pelas ruas? Não. Ainda se apura, mas o que se percebe é mais dificuldade no acesso, aumento de trânsito nos arredores, voltas longas etc. Veja mais AQUI 

“Quem vai se prestar a abastecer no posto, ter que dar a volta na Raposo (SP 270) toda pra voltar pra Granja e encarar 30 min de trânsito pra isso?" 

indaga Caroline Fernandes.

“Nosso acesso ficou limitado a fazer uma volta gigante na Raposo para conseguir chegar na loja, ou dependemos que os clientes conheçam os caminhos alternativos para conseguir chegar (isso se não estiver congestionamento - fato raro nesse período).”, concorda Percival Martins da Cunha.

“Se o trânsito fluir melhor é bom para todo mundo. Mas do jeito que está hoje a gente só levou o consumo para outros locais. A galera voltou a consumir em SP”, resume Marcia Lima, da TEM Comunicação.

Como percebemos, muitos mencionam a saturação da Raposo Tavares. Às vezes como “causadora”, outras vezes como “vítima”. Na verdade, as duas coisas: Com esta alteração, parte do trânsito interno da Granja é “exportado” para a rodovia que, por sua vez, ainda mais saturada, dificulta o acesso à própria Granja, criando assim um círculo vicioso.

E as obras da Raposo?

Nas discussões acaloradas sobre o tema, o prefeito Rogerio Franco chegou a afirmar que o Governo do Estado de São Paulo havia suspenso a licitação que estava em curso sobre as obras na rodovia Raposo Tavares. O vereador Sérgio Folha solicitou uma audiência emergencial para tratar sobre as obras na Rodovia Raposo Tavares junto ao governador Tarcísio de Freitas.

Um Pouco da História da obra:

 O Site da Granja entrevistou Caio Portugal, CEO da GP Desenvolvimento Urbano, empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto de mobilidade da SP 270,  que explicou como tudo isso começou: 

Em 2018 a GP, em contrapartida a realização de um loteamento no Km.54 da Bunjiro Nakao, contratou e desenvolveu com as empresas PA & Associados e Canhedo Beppu, projeto funcional de mobilidade que previa intervenções, tanto na Rodovia Raposo Tavares como em trechos do sistema viário municipal de várias ruas, entre os Kms 21 e 30. Vale dizer que o Projeto foi precedido e fundamentado por diversas pesquisas.

Em 2019/2020, o projeto funcional foi aprovado pelo DER – SP e pelo Gov. de São Paulo.

Em 2021, Prefeitura de Cotia e o Gov. de São Paulo assinaram convênio neste sentido. O projeto executivo foi feito.

Em 2022, o Gov. de SP abriu o processo de Licitação das obras de intervenção nos trechos compreendidos pelos Km.21 ao Km.28 da Rodovia Raposo Tavares, com reforma e construção de novos viadutos e interligações para o aumento da fluidez no tráfego

Caio estranhou as informações sobre uma eventual suspensão: “Pelo que sabemos os projetos executados (executivo e funcional), foram aprovados por todos os órgãos e estão em processo de Licitação, inclusive há empenho no orçamento do Governo do Estado de São Paulo para essas obras. E, principalmente, há convênio firmado por parte da Prefeitura de Cotia e o Governo do Estado de São Paulo, portanto, há termos expressos para sua implementação. Até onde sabemos, não houve desistência por parte do Governo do Estado de São Paulo na sua contratação.”

Caio está correto. O Site da Granja perguntou ao setor de comunicação do DER e obteve a seguinte nota:

“O DER informa que será publicado em poucos dias no Diário Oficial, o resultado da primeira análise com a classificação das empresas participantes do edital para as obras na SP 270. A partir da publicação, as empresas terão cinco dias para entrar com recursos, caso julguem necessário.”

E Agora?

O Prazo de testes da prefeitura se encerra em 31/03. A comissão do comércio local rapidamente se organizou e solicitou oficialmente (veja matéria AQUI) à Prefeitura a volta dos sentidos originais das vias (Rua José Félix e Av. São Camilo). As obras da Raposo vão sair. Diversos novos condomínios entregarão as chaves para milhares de novos moradores na Granja. As alterações do Plano Diretor de Cotia, alvo de investigação pelo Ministério Público (veja matéria AQUI), permitem prédios de 25 andares na Rua José Félix e Av. São Camilo. Qual vai ser o futuro da Granja Viana?


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