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Novos projetos do Metrô para Região Oeste da Grande São Paulo

16/08/2024



Plano de Mobilidade Estadual traz diversas linhas para cidades como Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Osasco, Taboão da Serra e cidades do ABC.

 

Por O Repórter Regional – Christian de Melo

 

A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, juntamente com outros modais e empresas de mobilidade ligadas ao Governo do Estado como a EMTU e a Companhia Paulista de Estradas de Ferro – CPTM, seguem um planejamento denominado Plano Integrado de Transporte Urbano – PITU. O plano atual contempla um planejamento até 2040/50 e traz estudos de expansão não apenas da cidade de São Paulo. Envolve o crescimento das cidades da Grande São Paulo e as necessidades de mobilidade. Apesar de não ser algo novo, os PITU acabam sendo mobilizadores para o mercado imobiliário e outros programas ligados aos Planos Diretores das Cidades. 

O Metrô tradicionalmente tem suas linhas somente dentro da cidade de São Paulo. Recentemente foi dado inicio à expansão da Linha Amarela que terá a inauguração prevista da Estação em Taboão da Serra no ano de 2028. 

Outros projetos já vêm sendo estudados para região de Guarulhos e do ABC, envolvendo expansões e linhas novas da CPTM e também do Metrô. 

A novidade é que o PITU 2040, ao qual tivemos acesso, traz linhas que irão atingir cidades do Oeste da Grande São Paulo, tradicionalmente um grande gargalo e que tem o corredor Metropolitano Vila Iara – Itapevi, operado por ônibus, Linha 8 Diamante concedido para a Via Mobilidade como principais eixos de deslocamento, ficando todo restante das cidades com alguns corredores ou integração por ônibus a linha 5 Lilás. 

Confira as novas linhas que poderão integrar a região Oeste da Grande São Paulo 

Linha 24 Quartzo

A linha com 20 estações ligará a região de Alphaville Industrial até a Linha 5 Lilás passando pela extensão da Linha 4 Amarela, hoje em obras, e pela futura linha 22 Marrom. 

As estações previstas são: 

Em Barueri: Rio Negro, Araguaia, Tamboré. 

Em Carapicuiba: Parque da Lagoa, Carapicuíba integrando com linha 8 Diamante, Brasil, Hospital Geral, Integração, São Pedro.

Em Osasco: Jardim Roberto, Santo Antônio 24, Nova Granada, Sanazar, 

Em São Paulo: Jardim D’Abril, Monte Belo (integração com a futura Linha 22 Marrom), Eiras Garcia.

Em Taboão da Serra: Hortências, Taboão da Serra (integração com expansão da Linha 4 Amarela).

Em São Paulo: Donatello e Campo Limpo (integração com a Linha 5 Lilás e a futura Linha 25 Topázio).  

A previsão é transportar cerca de 770 mil passageiros por dia, com trens a cada 3 minutos.

Linha 25 Topázio 

A linha com 21 estações ligará a região de Embu das Artes até a cidade de São Bernardo do Campo, passando pelas Linhas 5 Lilás e 9 Esmeralda, Cidade Ademar e Diadema.

As estações previstas são: 

Em Embu das Artes: Embu, Pataxós, Jardim São Marcos, Jardim Vitória.

Em São Paulo: Parque Munhoz, Campo Limpo (integração com a Linha 5 Lilás), Jardim São Luiz, Guido Caloi, Atlântica, Jurubatuba (integração com a Linha 9 Esmeralda) Sabará, Yervant, Vila Joaniza, Cidade Ademar, Jardim Miriam.

Em Diadema: APAE Diadema, Vila Conceição, Casa Grande.

Em São Bernardo do Campo: Independência, Álvaro Guimarães e São Bernardo do Campo.

Em São Bernardo a previsão é a Estação estar próxima do Paço Municipal. Articulistas do setor metroviário como o Via Trólebus aponta a questão da predominância de mesmo grupo comandando os transportes no ABC. Anteriormente a Metra, que controla o corredor metropolitano ABCD conseguiu a mudança dos planos da antiga linha Bronze que ligaria São Bernardo do Campo até a Estação Tamanduateí

A previsão é transportar cerca de 600 mil passageiros por dia, com intervalos de 3 minutos.

Linha 22 Marrom

Esta Linha já passou por outros traçados. Inicialmente foi pensada como sendo totalmente em monotrilho ligando Vila Sônia (linha 4 amarela) até Cotia. 

Atualmente está com seu anteprojeto de engenharia, arquitetura e geologia em elaboração e previsão de ligar Cotia, Osasco a São Paulo levando moradores de Cotia e Osasco e de bairros periféricos do Butantã aos estudantes da USP, entre outros até a região da Avenida Paulista.

Entre as diversas mudanças no traçado desde o início dos estudos, estão a Estação Victor Civita em Osasco, e o atendimento da região do Rio Pequeno e a Universidade de São Paulo, suprimindo as estações Educandário, Ester, Jardim Bonfiglioli, Vila Indiana e Corifeu. Um dos motivos está o atendimento de maior número de usuários.

A linha conta com 19 estações previstas:

Em São Paulo: Sumaré (integração com linha 2 Verde do Metrô), Teodoro Sampaio (integração com a futura linha 20 Rosa), Faria Lima (integração linha 4 amarela) Hebraica – Rebouças (integração linha 9 Esmeralda), Vital Brasil, Universidade de São Paulo, Rio Pequeno, Jardim Esmeralda, Monte Belo (integração com a futura linha 24 Quartzo), Jardim Boa Vista.

Em Osasco: Victor Civita, Jardim Santa Maria.

Em Cotia: Granja Viana, Mesopotâmia, Estrada do Embu, Parque Alexandria, Santo Antônio, Cotia. 

A Estação final em Cotia seria junto ao Terminal Metropolitano, que tinha grande espaço livre em volta e hoje tem diversas obras em andamento pela Prefeitura de Cotia com novos equipamentos públicos. 

O pátio tem já projeções indicando que ficará entre as estações Monte Belo e Jardim Boa Vista, nos terrenos ao lado da antiga Estrada de Bussocaba. Originalmente seria no trecho do Reserva Raposo e da Piemonteses, hoje ocupados por empreendimentos imobiliários e ocupação popular. 

A região tem forte influência no transporte por ônibus da Viação Danúbio Azul que controla as linhas urbanas em Cotia, além das intermunicipais e suburbanas. 

A previsão de tráfego tem grande variação sendo de 13 mil passageiros por hora no momento de menor fluxo até 36 mil por sentido nos horários de pico.

Todos estes planos estão contemplados para serem realizados até 2040/50. Fica a cobrança de todos os moradores da Região Oeste da Grande São Paulo para a implementação destas linhas que desafogariam além de eixos como Raposo Tavares e Autonomistas e deixaria menor dependência para o transporte por ônibus. 

 

 


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