16/08/2024
Por O Repórter Regional –
Christian de Melo
A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô,
juntamente com outros modais e empresas de mobilidade ligadas ao Governo do
Estado como a EMTU e a Companhia Paulista de Estradas de Ferro – CPTM, seguem
um planejamento denominado Plano Integrado de Transporte Urbano – PITU. O plano
atual contempla um planejamento até 2040/50 e traz estudos de expansão não
apenas da cidade de São Paulo. Envolve o crescimento das cidades da Grande São
Paulo e as necessidades de mobilidade. Apesar de não ser algo novo, os PITU
acabam sendo mobilizadores para o mercado imobiliário e outros programas
ligados aos Planos Diretores das Cidades.
O Metrô tradicionalmente tem suas linhas somente dentro da
cidade de São Paulo. Recentemente foi dado inicio à expansão da Linha Amarela que
terá a inauguração prevista da Estação em Taboão da Serra no ano de 2028.
Outros projetos já vêm sendo estudados para região de
Guarulhos e do ABC, envolvendo expansões e linhas novas da CPTM e também do
Metrô.
A novidade é que o PITU 2040, ao qual tivemos acesso, traz
linhas que irão atingir cidades do Oeste da Grande São Paulo, tradicionalmente
um grande gargalo e que tem o corredor Metropolitano Vila Iara – Itapevi,
operado por ônibus, Linha 8 Diamante concedido para a Via Mobilidade como
principais eixos de deslocamento, ficando todo restante das cidades com alguns
corredores ou integração por ônibus a linha 5 Lilás.
Confira as novas linhas que poderão integrar a região
Oeste da Grande São Paulo
Linha 24 Quartzo
A linha com 20 estações ligará a região de Alphaville
Industrial até a Linha 5 Lilás passando pela extensão da Linha 4 Amarela, hoje
em obras, e pela futura linha 22 Marrom.
As estações previstas são:
Em Barueri: Rio Negro, Araguaia, Tamboré.
Em Carapicuiba: Parque da Lagoa, Carapicuíba integrando com
linha 8 Diamante, Brasil, Hospital Geral, Integração, São Pedro.
Em Osasco: Jardim Roberto, Santo Antônio 24, Nova Granada,
Sanazar,
Em São Paulo: Jardim D’Abril, Monte Belo (integração com a
futura Linha 22 Marrom), Eiras Garcia.
Em Taboão da Serra: Hortências, Taboão da Serra (integração
com expansão da Linha 4 Amarela).
Em São Paulo: Donatello e Campo Limpo (integração com a
Linha 5 Lilás e a futura Linha 25 Topázio).
A previsão é transportar cerca de 770 mil passageiros por
dia, com trens a cada 3 minutos.
Linha 25 Topázio
A linha com 21 estações ligará a região de Embu das Artes
até a cidade de São Bernardo do Campo, passando pelas Linhas 5 Lilás e 9
Esmeralda, Cidade Ademar e Diadema.
As estações previstas são:
Em Embu das Artes: Embu, Pataxós, Jardim São Marcos,
Jardim Vitória.
Em São Paulo: Parque Munhoz, Campo Limpo (integração com a
Linha 5 Lilás), Jardim São Luiz, Guido Caloi, Atlântica, Jurubatuba (integração
com a Linha 9 Esmeralda) Sabará, Yervant, Vila Joaniza, Cidade Ademar, Jardim
Miriam.
Em Diadema: APAE Diadema, Vila Conceição, Casa Grande.
Em São Bernardo do Campo: Independência, Álvaro Guimarães e
São Bernardo do Campo.
Em São Bernardo a previsão é a Estação estar próxima do Paço
Municipal. Articulistas do setor metroviário como o Via Trólebus aponta a
questão da predominância de mesmo grupo comandando os transportes no ABC.
Anteriormente a Metra, que controla o corredor metropolitano ABCD conseguiu a
mudança dos planos da antiga linha Bronze que ligaria São Bernardo do Campo até
a Estação Tamanduateí
A previsão é transportar cerca de 600 mil passageiros por
dia, com intervalos de 3 minutos.
Linha 22 Marrom
Esta Linha já passou por outros traçados. Inicialmente foi
pensada como sendo totalmente em monotrilho ligando Vila Sônia (linha 4
amarela) até Cotia.
Atualmente está com seu anteprojeto de engenharia,
arquitetura e geologia em elaboração e previsão de ligar Cotia, Osasco a
São Paulo levando moradores de Cotia e Osasco e de bairros periféricos do
Butantã aos estudantes da USP, entre outros até a região da Avenida Paulista.
Entre as diversas mudanças no traçado desde o início dos
estudos, estão a Estação Victor Civita em Osasco, e o atendimento da região do
Rio Pequeno e a Universidade de São Paulo, suprimindo as estações Educandário,
Ester, Jardim Bonfiglioli, Vila Indiana e Corifeu. Um dos motivos está o
atendimento de maior número de usuários.
A linha conta com 19 estações previstas:
Em São Paulo: Sumaré (integração com linha 2 Verde do
Metrô), Teodoro Sampaio (integração com a futura linha 20 Rosa), Faria Lima
(integração linha 4 amarela) Hebraica – Rebouças (integração linha 9
Esmeralda), Vital Brasil, Universidade de São Paulo, Rio Pequeno, Jardim
Esmeralda, Monte Belo (integração com a futura linha 24 Quartzo), Jardim Boa
Vista.
Em Osasco: Victor Civita, Jardim Santa Maria.
Em Cotia: Granja Viana, Mesopotâmia, Estrada do Embu, Parque
Alexandria, Santo Antônio, Cotia.
A Estação final em Cotia seria junto ao Terminal
Metropolitano, que tinha grande espaço livre em volta e hoje tem diversas obras
em andamento pela Prefeitura de Cotia com novos equipamentos públicos.
O pátio tem já projeções indicando que ficará entre as
estações Monte Belo e Jardim Boa Vista, nos terrenos ao lado da antiga Estrada
de Bussocaba. Originalmente seria no trecho do Reserva Raposo e da Piemonteses,
hoje ocupados por empreendimentos imobiliários e ocupação popular.
A região tem forte influência no transporte por ônibus da
Viação Danúbio Azul que controla as linhas urbanas em Cotia, além das
intermunicipais e suburbanas.
A previsão de tráfego tem grande variação sendo de 13 mil
passageiros por hora no momento de menor fluxo até 36 mil por sentido nos
horários de pico.
Todos estes planos estão contemplados para serem realizados
até 2040/50. Fica a cobrança de todos os moradores da Região Oeste da Grande
São Paulo para a implementação destas linhas que desafogariam além de eixos como
Raposo Tavares e Autonomistas e deixaria menor dependência para o transporte
por ônibus.