Fone: (11) 4617-3641 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco            
sitedagranja
| booked.net | Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

ASSINAR

| Anuncie Aqui
Voltar

22/04/2010

Nossa História - José Giorgi

Dando continuidade à nossa série de matérias sobre a história da Granja, iniciada com a Rua José Felix de Oliveira, vamos saber mais agora sobre uma das mais importantes vias de acesso da Granja Viana.


O fato de fazer a ligação da Raposo Tavares com um dos maiores condomínios da região, o SPII, além do Granja Viana II, Residence Park, Altos da Raposo e Hide Park é o que dá importância à avenida José Giorgi.


O comendador José Giorgi, proprietário de terras na região da Granja, nasceu em 13 de dezembro de 1866 na cidade de Luca, Itália. Em 1890 veio ao Brasil como engenheiro da estrada de ferro Sorocabana, no trecho entre Botucatu e Avaré.

Aqui, casou-se com Élide Contrucci. Tiveram 6 filhos: José Giorgi Jr, Jorge Francisco Giorgi, Orlando Giorgi, Rodolpho Giorgi, Lina Leuzzi e Dante Giorgi. José Giorgi morreu aos 70 anos, em 17 de agosto de 1936.

Nosso contato foi feito com a última neta de José Giorgi, Suzana Giorgi, 47, hoje moradora da cidade de Garça, interior de São Paulo.

Suzana contou que uma das várias fazendas fundadas pelo seu avô, foi a Fazenda Cabanas, nas terras onde se localizam os condomínios a beira da estrada que hoje leva seu nome em Cotia. Em 1980 a Fazenda foi loteada, os loteamentos Granja Viana II, Residence Park, Altos da Raposo e Hide Park surgiram numa parceria dos netos de José Giorgi com a imobiliária de Paulo Alcântara, um dos primeiros corretores imobiliários da região, falecido em 1999. Já o SPII foi loteado em parceria com a Gafisa.

André, filho de Paulo Alcântara, lembra que na fazenda havia um pouco de gado, frutas, plantação de abóboras, e plantio de eucalipto para reflorestamento. Parte desta plantação ainda pode ser vista no condomínio Granja Viana II, nas Glebas IV e V.

Apesar de morar na cidade de São Paulo, José Giorgi e sua família visitavam a fazenda com frequência. Suzana lembra de receber verduras, ovos, leite e queijo da fazenda.

Luiz Carlos, antigo morador da região, ao ser questionado sobre a Av. José Giorgi, lembrou da escola para japoneses que havia no terreno em frente aonde é hoje a Doce & Companhia, a Associação de Moços do Moinho Velho. Era uma escola técnica de plantio, que antecedeu e com certeza deve ter influenciado a fundação da Cooperativa Agrícola de Cotia.

Kenji Kira, antigo e ilustre morador da região, foi prefeito de Cotia, e também falou sobre a grande importância desta escola em entrevista ao Jornal d'aqui. Contou que na época da sua infância e adolescência haviam poucas escolas na região e essa dificuldade era ainda maior para as famílias japonesas.

"Uma das poucas escolas existentes na região era a escola do Moinho Velho fundada por José Giorgi. O Comendador tinha uma área grande que foi desmatando e plantando eucaliptos. Para isso, precisava de colonos. A Escola Mista do Moinho Velho foi fundada justamente para atender esta nova população", contou.

O Comendador José Giorgi foi um homem de grandes realizações. Além de participar da construção da estrada de ferro Sorocabana, mais tarde levaria a mesma ferrovia de Assis até Presidente Epitácio. Depois construiu vários outros trechos como no Estado do Espírito Santo. Em São Paulo podemos citar as principais ferrovias: de Mairinque a Santos e de Boituva a Porto Feliz, entre outros trechos menores.

A sua tarefa múltipla incluiu aberturas no meio da mata, estações para embarque e desembarque, adutoras de água para uso geral e linha de telégrafo para comunicações.

Teve grande participação no plantio de café, algodão e cana-de-açúcar e foi fundador da Empresa de Eletricidade Sul Paulista e da Vale do Paranapanema.

Na sua biografia também é destaque o fato de ter fornecido ajuda ao cabo submarino ligando o Brasil à Europa e ter recebido da coroa italiana o Título de Comendador e Grande Oficial.



Marina Novaes

Fotos: arquivo pessoal de Suzana Giorgi / arquivo Site da Granja








 

Pesquisar





















© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 96948-3326 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR