TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Minidocumentário da São Joaquim contribui com a valorização da memória na preservação da cultura

22/08/2024


O minidoc “Memórias da Aldeia de Carapicuíba - Cultura e Longevidade” está nas redes! 

O curta-metragem “Memórias da Aldeia de Carapicuíba: cultura e longevidade”, projeto feito pela Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade selecionado pela Lei Paulo Gustavo, reverencia a longevidade, a história local e a memória, honrando assim o ciclo da vida e a contribuição fundamental das pessoas idosas para sociedade.


O filme é sobre a história da Aldeia Jesuítica de Carapicuíba. São entrevistas com as pessoas residentes na região e as atendidas pela Associação São Joaquim para contar um pouco da história da Aldeia, marco arquitetônico e histórico do estado de São Paulo.

Folia de Reis, Festa de Santa Cruz e Santa Cruzinha têm tradição secular em Carapicuíba.  O encantamento da cultura popular atua ressaltando a memória das pessoas.  Assim os mais jovens também podem se apropriar da história para enxergar o valor de seu próprio município por meio da cultura.

“Memórias da Aldeia de Carapicuíba: cultura e longevidade” enfatiza a importância da valorização das pessoas 60+, fortalece a população e o desenvolvimento local. 

Sendo uma das primeiras Aldeias Jesuíticas construídas no Estado de São Paulo, a Aldeia é considerada um tesouro da história nacional. Fundada em 12 de outubro de 1580, era originalmente uma fazenda com mão de obra escravizada indígena trazida do sertão pelo seu dono, Affonso Sardinha. Após a morte deste, a fazenda foi herdada pela Companhia de Jesus, juntamente com os indígenas e alguns escravos. Em 1580, o padre jesuíta José de Anchieta fundou 12 aldeias missionárias em torno do Mosteiro de São Bento, entre elas, as de Barueri, Itapecerica, Pinheiros e Carapicuíba.

O documentário curta metragem coloca luz nesta história, preservando e divulgando  experiências, memórias e histórias das pessoas longevas que residem no local. 

Valorizar as pessoas idosas, seus saberes e fazeres é planejar uma melhor velhice para toda a população. Com o filme, a Associação São Joaquim procura apoiar esta estratégia de bem-estar para cuidar da vida em todos os seus ciclos e incentivar pessoas de todas as idades a olhar para maturidade com respeito e admiração. 

E pra quem quer manter as tradições vivas, é bom ir agendando que nos dias 14 de setembro (a partir das 17:00h) e 15 de setembro (a partir das 10:00h), haverá a Festa de Santa Cruzinha, com orquestra de violas, música, gastronomia entre outras atividades gratuitas para quem deseja participar das festividades de Cultura Popular dessa região.

* Esta ação é uma contrapartida do Edital da Secretaria de Cultura e Turismo de Carapicuíba, através da Lei Paulo Gustavo 004/Secult/2023 - Edital Audiovisual.   

Feito em parceria com @curtacausa e @anaecofeminista e contemplado no edital da Lei Paulo Gustavo @prefeituradecarapicuibaoficial  @minc,  o curta reúne depoimentos e imagens sobre a história, a memória e a realidade atual da Praça da Aldeia de Carapicuíba. Imperdível!      


Memórias da Aldeia de Carapicuíba: Cultura e Longevidade 




Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR