27/09/2022
Viajando pela história, 'Cotia' é um nome derivado da palavra “koty”, que no idioma Guarani significa “ponto de encontro”, e que resultou nas antigas versões Coty, Cuty, Cutia, Acutia, Acotia (usadas em várias localidades brasileiras no período colonial) e na atual designação Cotia, referida com a letra "o" somente após sua elevação a município, em 1906.
A cidade “Ponto de Encontro” transformou-se em polo turístico de diversos segmentos e apresenta um potencial imenso: Ecológico, Gastronômico, Histórico, Religioso e Cultural.
Selecionamos alguns passeios que valem a pena conhecer ou retornar:
Thermas da Mata
No meio de árvores nativas, nascentes e cachoeiras, o complexo de lazer conta com piscinas de água quente e fria, para crianças de todas as idades. O espaço funciona como um clube, mas também é aberto a não-sócios que podem adquirir o ingresso para passar o dia ou esticar o final de semana, pois possui hospedagem em chalés para até 6 pessoas e 60 apartamentos. Churrasqueira, tirolesa, pedalinho, quadras poliesportivas e lago para pesca compõem as demais opções.
Estrada Morro Grande, 3000
Espaço Casa do Lago
Funcionando como espaço de eventos e petiscaria, a Casa do Lago é ideal para passar um dia ao ar livre em família. Conta com uma piscina que simula uma prainha artificial, um lago para pesca e um restaurante. No menu, você encontra uma variedade de drinks, porções e pratos, como pescados e tortelli de abóbora ao molho de manteiga e sálvia. Aberto apenas aos sábados e domingos.
Rua Santos Dumont, 923
TikTak Diversão com Toki Sushi
Um espaço de lazer para crianças e adultos em meio à Mata Atlântica, o TikTak oferece pedalinhos, playground, cama elástica e water ball. No mesmo espaço, está o restaurante Toki Sushi, que numa área ajardinada serve comida japonesa, com pratos quentes e frios. São mais de 6 mil metros de área livre com gramado e dois lagos.
Av. Benedito Isac Píres, 1401
Sitio Cachoeira da Graça
Em área preservada vizinha à Reserva do Morro Grande, o sítio Cachoeira da Graça conta com 600 mil metros em meio à natureza com acomodação para 80 pessoas. Recebe eventos e retiros e conta com campo de futebol, área para vôlei, salão de festas com palco, churrasqueira e piscina, além da bela Cachoeira da Graça.
Sítio Cachoeira da Graça
Estr. Morro Grande, 100 - Parque Santa Rita de Cassia
Templo Zu Lai
O maior templo budista da América Latina, com 10 mil metros quadrados de área construída, ocupando um terreno com 150 mil metros quadrados está em território cotiano. Tem suas raízes no Budismo Humanista, cuja tradição enfatiza que a natureza búdica está ao alcance de todos. A visitação dura cerca de 3 horas e está aberto nas sextas-feiras (12h às 17h), sábados e domingos (09h30 às 17h). Para visitar e/ou participar de qualquer atividade, é obrigatório o uso de máscara, em todas as dependências inclusive áreas abertas.
Foto:Hideo Hakamine
Espaço Mataganza e Templo Guaracy
Instituição espiritualista, monoteísta, apolítica, sem fins comerciais que desde 1991 lida com a preservação e o desenvolvimento pleno da vida. Com centros em outros estados do Brasil e no exterior, a sede em Cotia tem 150 mil metros quadrados de área conservada, com fonte, rio, lagos, cachoeira, pomar, horta, herbanário, pousada, restaurante, duas piscinas, estacionamentos internos, sala de convenções, internet sem fio, palco para shows, trilhas. Transporte coletivo e atendimentos gratuitos com agendamento.
Templo Odsal Ling
Um exemplar autêntico da arquitetura tibetana, com riqueza de cores e ornamentos onde são realizadas práticas budistas diárias. Lá são concedidos ensinamentos e retiros para quem já teve ou tem intenção de ter contato com o budismo. São abertos para visitação e oferece meditações. Programação disponível no site.
Rua dos Agrimensores, 1461 - 11 4703-4099
EcoFeira Granja Viana
Desde 2010 conta com mais de cinquenta expositores locais, entre produtoras de hortifruti orgânico certificado, produtos feitos artesanalmente como: mel, cerveja, pães, doces, kombucha, conservas, picolés orgânicos, produtos veganos, cosméticos ecológicos, artigos esotéricos etc., além de programação cultural. Ela acontece todos os domingos no Parque Teresa Maia, das 7h30 às 12h30 e se transformou num importante Ponto de Encontro, atraindo pessoas de outras cidades.
Cemucam (Centro Municipal de Campismo)
Criado em 1968 com a finalidade de divulgar o campismo e atender aos escoteiros, o CEMUCAM é um parque pertencente à Prefeitura de São Paulo localizado em Cotia. Em uma área de mais de 900 mil metros quadrados, oferece infraestrutura com estacionamento, quiosques com churrasqueiras, mesas, sanitários, bebedouros, campo de futebol, quadra poliesportiva, circuito de mountain bike, pista de Cooper, pista de caminhada, trilhas, playgrounds, gramado para piquenique e bosque, além do Viveiro Harry Blossfeld, especializado em produção de mudas de espécies arbóreas e palmáceas. Funciona diariamente das 7h às 18hs.
R. Mesopotâmia, s/n - Jardim Passárgada
Telefone: (11) 4702-2126
Parque Jequitibá
Pouco conhecido pela população, o Jequitibá conta com uma área de 1,3 milhão de metros quadrados e oferece oportunidades para lazer, esportes, atividades de pesquisa, sustentabilidade e educação ambiental, pois a grande maioria de sua área é remanescente da Mata Atlântica, bem conservada, importante no contexto da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo e que abrigam espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção.
R. Sapucaí, 320-776 - Gramado
Pesqueiro Irmãos Hara
Inaugurado em 1995 pelos irmãos Paulo e Silvio Hara, conta com restaurante familiar para duzentas pessoas, 4 lagos para Pesca Esportiva e Pegue Pague.
Pesqueiro Maravilha
Há quase 20 anos o pesqueiro Maravilha conta com 3 lagos, sendo um deles exclusivo para tilápias e 17 espécies distribuídas nos outros dois. Além da pesca, os visitantes podem passar bons momentos em recreação e no restaurante, que além do almoço servido diariamente, possui uma ampla variedade de porções e petiscos à base de peixe, como também porções diversas. Oferecem locação de equipamentos, limpeza do peixe e venda de acessórios. Estacionamento no local.
Sítio do Mandu
Construído provavelmente no início do século XVIII, constitui um exemplar tardio das habitações bandeiristas e um dos poucos remanescentes deste tipo de arquitetura. A palavra “mandú” deriva do tupi, Mandu’aha, e significa “carga ambulante”.
Casa do Padre Inácio
Importante edificação residencial no estilo da morada paulista, construída com a técnica de Taipa de Pilão no começo do século XVIII, durante o período do Brasil colonial, característico do ciclo bandeirista-jesuítico. A edificação é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan. Hoje o complexo é aberto para visitação com agendamento prévio (ver abaixo).
Ambas as edificações aceitam visitação com agendamento prévio
Telefone: (11) 4614-2952
E-mail: secespdeturismo@cotia.sp.gov.br
O turismo está aumentando na região e a Prefeitura, junto com a Secretaria de Turismo, montaram um site onde você pode conferir mais opções de locais, eventos, cadastros de lugares e profissionais.
Acesse: https://turismo.cotia.sp.gov.br