04/09/2024
ATENCÃO: esta matéria foi atualizada em 06/09 as 16h46 para adicionar relato sobre a reunião do Conseg ocorrida ontem, 05/09
O Site da Granja tem notado um aumento significativo de recebimentos de denúncias/relatos de pessoas vítimas de crimes aqui na Granja Viana. Houve um aumento drástico de notas sobre o tema, especialmente pelos comerciantes locais.
Noite de Terça-feira, 03/09
“Sofremos uma tentativa de assalto há cerca de uma hora, naquele local onde fazemos o "cruzamento" para pegar a estrada velha de Sorocaba. Dois homens numa moto, armados, deram 3 tiros no vidro do carro (vidro do motorista). Graças a Deus o carro era blindado e foi só o susto, mas o estrago poderia ter sido grande."
Manhã de Terça-feira, 03/09
“Acabei de ser assaltado na São Camilo, foi numa moto!!”
“Acabei de saber que os assaltantes levaram o celular da minha vizinha”
Noite de Segunda-feira 02/09
“Por volta das 20h passei na rua Cherubina Viana depois da rotatória, vi motoqueiros sequestrando alguém que estava num carro branco, motoqueiro deixou a moto no chão e entrou no banco de trás do carro, não estava sozinho tinha mais gente que entrou na frente; quando passei de novo no mesmo local voltando do Pitangueiras tinha um monte de motoqueiros em volta da moto caída, não consegui ligar pra polícia na hora, muito medo disto tudo, por favor alertem e pressionem a segurança pública, obrigada”
O Site da Granja fez rápida entrevista com uma lojista da Granja, vítima de roubo:
Site da Granja (SG) - Há quanto tempo isso vem acontecendo?
Lojista (LOJ) - Não sei ao certo, mas há relatos que desde dez/23 a frequência tem subido.
SG - Quantas pessoas estariam envolvidas diretamente nas ações?
LOJ - Na que eu presenciei, 2 pessoas.
SG - As vítimas são sempre comerciantes da região?
LOJ - Sim
SG - E o que acha que pode ser feito?
LOJ - Acredito que melhorar a ronda, monitoramento e não soltar as pessoas presas seria uma possibilidade.
Ninguém quer aparecer nas entrevistas e conversas que o Site da Granja fez:
“Ninguém quer aparecer porque a polícia não faz nada, nós aqui pagamos R$ 2.800 mês de segurança externa, é duro dar a cara quando até as seguradoras estão recusando fazer seguro aqui ou aumentando os prêmios” diz um comerciante local.
Suspeito em liberdade
Existe um indivíduo que já apareceu em diversas gravações em vídeos em ações criminosas:
“Esse é o meliante que está furtando os comércios aqui na Granja Viana. Age entre as 03h:00 às 06h:00 da manhã. Vamos concentrar nossas câmeras na tentativa de pegar a placa desse carro gol, quadrado, modelo antigo, na cor verde.” Disse um comerciante ao reconhecer o indivíduo presente nas fotos ou nos vídeos.
“Já furtou 2 vezes aqui no Condomínio... esse mesmo..” disse outra pessoa do ramo.
Encaminhamento de depoimentos
Na quinta (05), o Conseg Cotia Granja Viana promoverá sua Reunião Ordinária Mensal, que será realizada no auditório do SENAI Cotia.
Vale um esforço para que todos que tenham um caso ou mesmo testemunhado algum crime compareçam na Reunião Ordinária do Conseg Cotia Granja Viana para exercer sua cidadania e exigir a obrigação do serviço público em fornecer condições seguras de trabalho e vida.
Atualização em 06/09: Relato sobre a reunião:
Sobre a reunião do Conseg de ontem, 05/09, Angela Serrano, advogada e candidata ao cargo de vereadora em Cotia pelo Mobiliza, passou o seguinte relato para o Site da Granja:
“Segundo informações do delegado, da Secretaria Municipal de Segurança Pública (representada por Vagner Joaquim da Silva, secretário adjunto, que estava substituindo o Secretário porque ele quebrou o pé) e da Polícia Militar, eles precisam saber onde está a “mancha” do crime, ou seja, onde este tipo de crime está se manifestando mais intensamente, para poderem agir. Eles dizem que as pessoas, infelizmente, não fazem B.O. Vagner passou todas as estatísticas e diz que dentro de tudo o que acontece, até que é pouco. E que eles são super bem recebidos aonde vão, que a Granja é acolhedora. E que sem B.O. é muito complicado. E eles estão com a previsão de repor pessoas, que vão entrar 150 guardas municipais, que estão sim fazendo a ronda na São Camilo, na José Félix... só que com o trânsito é impossível, se eles não forem de moto, não conseguem. E quando acontece alguma ocorrência de moto, o meliante de moto, é muito rápido, e eles com a viatura, às vezes é impossível seguir, podem causar acidentes, por causa do trânsito é difícil passar. Eles até falaram que quando era mão única era mais fácil.
Resumo: sem B.O. não tem como localizar a mancha, e isso não vai acabar nunca. A criminalidade não vai acabar nunca, mas tem como amenizar muito, mas com os B.O.s.
Mais uma coisa que disseram: Tem que tomar muito, muito cuidado com informações falsas: houve o anúncio de um sequestro, de que um menino empurrou um outro dentro do carro, eles foram até o local verificar e que eram amigos brincando.
Vagner falou ainda que viaturas estão sim circulando e deu um exemplo: tem cinco viaturas circulando e pode ser que você passe nem se dá conta delas. Aí dá uma sensação de insegurança, porque muitas vezes a gente sente segurança quando vê as viaturas paradas. E eles também ficam parados na ponte do km 22,800, km 23, de uma forma que podem ter acesso tanto para o The Square, como para a São Camilo, para a Raposo, como para a José Felix, se precisar já sair correndo!
É isso. Tudo o que é possível está sendo feito, e que tem momentos em que os meliantes vão fugindo de um lado para outro. E que realmente eles estão dando uma atenção especial agora no Capuava, porque estão acontecendo muitas ocorrências e numas ruas atrás da Dona Deola, do The Square e sempre na São Camilo e José Felix.”