TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Exame de próstata o quanto antes é o recado do Novembro Azul

07/11/2024


Para o câncer de próstata, quanto mais no início se faz o diagnóstico, maior a possibilidade de se alcançar a cura definitiva.

Movimento que começou em 2003 na Austrália, o Novembro Azul é o mês dedicado à saúde do homem. Neste ano, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alerta para os riscos de crescimento dos casos de câncer de próstata em todo o mundo.  

Com base em dados do Ministério da Saúde, a SBU informou que a doença matou 17 mil homens no Brasil em 2023, uma média de 47 por dia. A revista científica internacional Lancet prevê que o número de novos casos de câncer de próstata deve aumentar nos próximos anos.

A respeitada publicação projeta que os casos no mundo devem duplicar até 2040, passando de 1,4 milhão em 2020 para 2,9 milhões em 2040, devido ao aumento de expectativa de vida global. A previsão é que também haja um aumento de 85% do número de mortes (de 375 mil em 2020 para 694 mil em 2040).

Diagnóstico precoce 

A SBU destaca que o diagnóstico tardio é um fator que reduz as chances de cura e aumenta a letalidade da doença. A Associação acredita ser importante que adolescentes e adultos jovens façam sempre exames anuais sobre suas condições de saúde. “Não falando apenas de urologia, a saúde geral do homem, diabetes, hipertensão, colesterol, vida sedentária, obesidade, são fatores que estão aliados a tumores como o câncer de próstata.”, diz Torres.

Vacina brasileira

A FDA, a agência de vigilância sanitária dos EUA, aprovou uma vacina brasileira para o combate ao câncer de próstata. Em pesquisa, são necessários mais testes para que possa ser comercializada.

De acordo com os dados apresentados no estudo preliminar, a imunoterapia individualizada diminui a recorrência da doença de 37% para 12%. Já a mortalidade entre pacientes tratados caiu de 12,8% para 4,3%.

O que o especialista diz

Para conhecer um pouco mais sobre o assunto, o Site da Granja fez uma mini entrevista com o Dr. Márcio Ferraz, especialista em Urologia pelo Hospital Sírio Libanês e Beneficência Portuguesa de São Paulo há 30 anos. Ele tem consultório há 15 anos na clínica Doutores da Granja e, além da Urologia, trabalha também Medicina Preventiva. 

Site da Granja (SG): O que é a próstata e qual é a sua função?

Dr. Marcio Ferraz (MF): A próstata é uma glândula que compõe o sistema reprodutor e urinário masculino, com cerca de 20 a 30g, situada logo abaixo da bexiga e na frente do reto. Em seu interior passa um pequeno segmento da uretra, na saída da bexiga. A principal função da próstata é produzir fluidos para compor o volume total do esperma e nutrientes específicos para os espermatozoides.

SG: Quais são os sintomas do câncer de próstata?

MF: Isso depende muito do estágio da doença. Depende da evolução e do tempo em que a doença está se desenvolvendo.

Numa fase inicial, trata-se de uma doença silenciosa, sem qualquer sintoma, daí a importância de se estabelecer uma rotina de avaliação periódica, anual, pois esse hábito aumenta muito a chance de diagnóstico precoce e de cura definitiva. Na medida em que a doença progride, os sintomas vão surgindo de forma mais intensa e mais complexa.

Os sintomas são diversos: maior dificuldade para esvaziar a bexiga, dor na região da pelve e quadril, disfunção erétil, dor na ejaculação. A presença de sangue na urina ou no esperma é também sinal e em estados mais avançados, dor óssea, incontinência tanto urinária quanto fecal e até comprometimento neurológico se o tumor avançar e crescer em direção à medula.

SG:  Quando se deve começar a avaliação para detecção do câncer de próstata?

MF:  Hoje, temos plenas condições de exercer uma medicina que busque fazer diagnóstico precoce do câncer e com isso gerar maior probabilidade de cura. Quanto mais no início se faz o diagnóstico, maior a possibilidade de se alcançar a cura definitiva.

Assim, é muito interessante iniciar essa rotina de avaliação com um Urologista aos 45 anos de idade ou aos 40 anos se houver antecedente familiar (pai, avô paterno, tios paternos ou irmãos)

SG:  Qual a utilidade do toque retal?

MF:  O toque retal faz parte do exame físico específico, com a finalidade de encontrar algum nódulo ou região da próstata mais endurecida que o habitual, gerando a suspeita de que ali possa ter a presença de um tumor.

SG:  E a vacina brasileira?

MF: Em resumo, trata-se de um tratamento com base na imunoterapia, isto é, são utilizadas células do tumor do próprio paciente para produzir a vacina.

A finalidade não é evitar que se tenha o câncer e sim oferecer para os pacientes já com diagnóstico. Esse tipo de imunoterapia, por assim dizer, personalizada, diminui a chance de recorrência da doença e interfere na diminuição do risco de mortalidade para pacientes em tratamento.

Portanto, nada muda!!! Permanece a importância de se fazer o check-up anual.

O que comer que ajuda a evitar:

Alimentos como tomates, melancias e goiabas, têm sido associados à redução do risco de câncer de próstata. Brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas e repolho contêm compostos chamados glucosinolatos, que auxiliam na inibição do crescimento de células cancerígenas. Estudos sugerem que dietas ricas em ômega-3 estão associadas a um menor risco de câncer de próstata agressivo; O chá verde é rico em catequinas, um tipo de antioxidante potente que pode ajudar a reduzir o risco de câncer de próstata. A presença de curcumina no açafrão-da-terra, possui propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas. Alguns estudos sugerem que o consumo regular de cúrcuma, juntamente com a piperina para aumentar sua biodisponibilidade, pode contribuir para a prevenção do câncer de próstata.

 O que não comer:

Estudos indicam que uma dieta rica em gorduras saturadas e produtos ultraprocessados pode aumentar o risco de desenvolvimento de câncer de próstata. A moderação no consumo de carnes vermelhas e alimentos industrializados é recomendada para reduzir a inflamação e o estresse oxidativo.

Embora o cálcio seja importante para a saúde óssea, uma ingestão excessiva de suplementos de cálcio pode estar associada a um risco aumentado de câncer de próstata. Recomenda-se manter o consumo moderado de laticínios e realizar a reposição de cálcio por meio de suplementos apenas com indicação médica.

Dr. Márcio Ferraz atende no @doutoresdagranja_
Av. São Camilo, 980 - Granja Viana - Cotia - SP
Fone:(11) 4777 9333 / 4702 0626



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X



































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR