TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Etiqueta na Rotatória Quem entra primeiro? Quem tem preferência?

27/02/2020


A Rotatória mais famosa de Cotia, com certeza é a que foi colocada no ano passado no cruzamento entre a Avenida São Camilo e Rua José Felix de Oliveira. Claro que além desta existem várias outras espalhadas pela região. Mas será que a maioria das pessoas sabe como agir em uma rotatória?

Em algumas rotatórias menores, os motoristas precisam esperar grandes filas de veículos para entrar no sentido circular. Em geral, aqueles que estão na via mais movimentada passam adiante, enquanto aqueles que vêm de uma via menos movimentada aguardam uma brecha para fazer a conversão. Geralmente na pressa, cometemos erros graves que podem até resultar em colisões.

Mas, afinal, quem entra primeiro na roda? Quem tem a preferência?

Basta seguir as regras do Código Brasileiro de Trânsito (CTB). 

De acordo com o artigo 29 do CTB, tem a preferência na rotatória aquele veículo que já estiver em circulação. Isso significa que, mesmo que o motorista esteja parado, ele deve esperar aquele que estiver circulando passar.

No caso de não haver ninguém em circulação e dois carros chegarem ao mesmo tempo, em acessos distintos da rotatória, a preferência será daquele motorista que estiver à direita. Ainda existirá aquele que perguntará o que fazer na inusitada situação de todos os quatro veículos chegarem exatamente ao mesmo tempo aos acessos da rotatória. A regra do CTB permanece a mesma, só que, neste caso, é preciso uma dose de gentileza no trânsito para resolver o impasse.

Outra importante regra é o uso da seta para sinalizar a direção a ser tomada. A seta deve ser usada sempre que o motorista for mudar a direção, seja para sair da rotatória ou mesmo para mudar de faixa.

Este problema não acontece na rotatória da Avenida São Camilo pois é uma rotatória pequena, mas em grandes rotatórias, com mais de uma faixa de circulação, outro problema grave entre os condutores  é quando antes de chegar na rotatória ele não pegou a pista correta e muitas vezes fecha o veículo que está ao lado ou logo atrás dele. Em rotatórias com mais de uma faixa, isso pode ser um fator de risco.

Quem está na faixa da esquerda pode ir em frente, dobrar à esquerda ou circular pela esquerda. Quem está na faixa da direita pode ir em frente, dobrar à direita ou circular pela direita.

Se você estiver dentro da rotatória, permaneça na mesma faixa, pois você não deve trocar de faixa uma vez que vai fechar outro carro. Geralmente você pode mudar uma vez de faixa quando a rotatória tiver 3 ou mais faixas, mas a maioria tem apenas duas faixas. Então é necessário que escolha a correta antes de entrar na rotatória, mesmo que o trânsito esteja mais intenso na faixa correta.


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR