17/01/2025
Aconteceu nesta quinta (16/01), no auditório da Secretaria de Educação, a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Cotia. Aberta ao público, a conferência teve como tema ‘Emergência climática: os desafios da transformação ecológica”.
O coffee-break de abertura já apontava mudanças na gestão, onde se oferecia frutas diversas, em uma proposta menos industrializada. Durante o evento, boas quantidades de lavanda circulavam entre os participantes, levando um aroma e atmosfera leves ao ambiente.
As autoridades locais compareceram em peso: Paulinho Lenha, vice-prefeito e Secretário de Obras e Infraestrutura e os secretários Sargento Oliveirinha (Defesa Civil), Ana Paula (Educação) Airton Amaral (Habitação), Anderson Santos (Gestão e Inovação), Marcio Silveira (Comunicação), Agnaldo Alfredo (Turismo) e Michel da Silva (Trabalho e Renda). Estiveram presentes os vereadores Silvio Cabral, Luisão Tinoco, Eduardo Nascimento, Yago Bezerra, Mauro Daffre (Ciesp e conselheiro ambiental).
Discurso severo
Também presente, o prefeito Welington Formiga discursou no início da programação em tom crítico:
“Destruíram a nossa cidade. Foram diversas construções sem sequer se preocupar com o futuro das próximas gerações. E aqui vai um aviso: desculpem-me as Joanas, mas acabou a farra na casa da dona Joana. A partir de hoje Cotia vai tratar a questão, principalmente do Verde, com muita responsabilidade.”
“Tivemos aprovada de forma vergonhosa uma verticalização sem se pensar em transporte de massa, saneamento básico, no cinturão verde. Não respeitaram o estatuto da cidade, fizeram algo dentro de uma ou duas salas, sem colocar o povo para pensar. Pois neste governo muda tudo isso, vamos implantar o orçamento participativo.”
“Nós temos a Reserva do Morro Grande (responsável pela água fornecida ao sistema Alto Cotia, que abastece mais de 400 mil pessoas de água potável, uma das melhores do estado – nota do editor), um dos maiores patrimônios da humanidade, nós vamos conversar sobre isso, debater sobre isso. Pagamos recentemente mais de 900 milhões de conta para a Sabesp... e cadê a contrapartida? Os royalties?”
Cinco temas
A Conferência se dividiu nos seguintes eixos temáticos: I- Mitigação; II- Adaptação e Preparação para desastres; III- Transformação Ecológica; IV- Justiça Climática e V- Governança e Educação Ambiental.
Os mais de cem participantes escolheram então qual o tema de sua preferência para se juntarem em grupos, objetivando a elaboração de duas propostas em cada eixo a serem levadas para a Conferência Estadual. Eles também tiveram a oportunidade de assistir uma palestra para cada tema, que foram conduzidas pelo Prof. Adriano Stringhini, especialista em mercado de carbono e sustentabilidade; Fabiana Santos, tecnóloga em gestão ambiental; Antonio Lawand, doutor em Direito Ambiental pela Universidade Católica de Santos; Marcelo Kós, engenheiro químico e mestrando em desenvolvimento sustentável e Alexandre Boz, advogado, administrador de empresas, publicitário e secretário executivo do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Agropecuária de Cotia.
O evento foi realizado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente e Agropecuária de Cotia (CMAA) com o apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e conduzido por Alexandre Boz, como secretário executivo do CMAA.
Os representantes
O evento também elegeu a delegada que representará o município na etapa estadual da Conferência. Eleita, a artista Ju Cassou comentou para o Site da Granja: “Fui à Conferência Municipal do Meio Ambiente de Cotia como cidadã que se angustia com a falta de respeito e consciência por parte da grande maioria da população em cuidar ‘da casa’. Me preparei para participar, mas não tinha intenção de ser porta-voz. Como insistiram, não pude recusar. Agora é unir as vozes e buscar o bem-viver!” Ju Cassou é ativista, terapeuta, artista múltipla - formada em piano e Educação Artística. Ela também estuda e desenvolve projetos disseminando a cultura guarani, proporcionando visibilidade e diálogo sobre os povos originários. Seu suplente será o cotiano Edielton Martins, formado em Engenharia Ambiental e atualmente trabalhando no setor de segurança do trabalho. Entusiasta da preservação ambiental, também disse ao Site da Granja: “É preciso agir na prevenção do Meio Ambiente agora, pensando no futuro geracional”.
Boa largada
O primeiro evento de Cotia desta dimensão terminou em clima de celebração e com a sensação de um bom começo. Afinal, já dizia Hermógenes de Tarso, filósofo grego do séc. III d.C.: “Quando eu disse ao caroço da fruta que dentro dele dormia um pomar inteirinho, ele me olhou estupidamente incrédulo.”