TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Em manifesto, imprensa repudia discurso antidemocrático de presidente da Câmara de Cotia

15/09/2021


Profissionais da imprensa de Cotia se uniram na divulgação de um manifesto em repúdio ao presidente da Câmara Municipal de Cotia, o vereador Celso Itiki (PSD), após ele, em discurso na ultima sessão, na terça-feira (14), em tom intimidador e com ameaça de processo, acusar a imprensa de divulgar Fake News. 

O Site da Granja assina o manifesto por defender o Democracia e a liberdade de expressão e por entender que,  assim como diz o final do manifesto, “a Liberdade de Imprensa é um dos pilares da Democracia”.

Leia o Manifesto abaixo:

"MANIFESTO EM DEFESA DA LIBERDADE DE IMPRENSA E DA DEMOCRACIA

Os Jornalistas abaixo assinados, representantes de mídias com atuação na cidade de Cotia, vêm a público repudiar veementemente a fala desrespeitosa do Presidente da Câmara Municipal de Cotia, vereador e também presidente municipal do Partido Social Democrático (PSD), Celso Itiki , que durante sessão da Câmara de Vereadores no último dia 14 de setembro acusou a imprensa, em tom de intimidação, de produzir Fake News. 

Ao discursar sobre o projeto da Taxa do Lixo, aprovado por unanimidade naquela sessão, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (vale lembrar que as sessões não ficam gravadas no canal oficial da Câmara de Vereadores no Youtube), o vereador, sem citar nomes, disse que a imprensa local estaria praticando Fake News (divulgação de notícias falsas) ao divulgar valores que estariam previstos para a cobrança da referida Taxa do Lixo.  Os valores não foram efetivados porque o projeto foi retirado da pauta pelos próprios vereadores e voltou em forma de substitutivo, com valores diferentes, conforme divulgado por vários veículos de imprensa da cidade.  Os projetos – o original e os substitutivo -, foram publicados no site oficial da Câmara Municipal. 

Mais uma vez, sem citar nomes, em tom ameaçador, o vereador disse que iria usar de seu poder de Presidente da Casa Legislativa para acionar o departamento jurídico e solicitar reparação ou ainda processar os responsáveis pelas publicações. 

A manifestação do Presidente da Casa do Povo, antidemocrática, intransigente e desrespeitosa à atividade jornalística, fere a Liberdade de Imprensa e a Democracia. E nos remete para um tempo sombrio da história do Brasil que, se depender da imprensa, não voltará nunca mais a assombrar o nosso povo. 

Em tempos em que a Democracia vem sendo ameaçada, o trabalho dos profissionais da imprensa se faz necessário e urgente. Faça chuva, faça sol, com pandemia ou não, nós, os profissionais de imprensa, nos desdobramos, corremos riscos, dormimos tarde ou nem dormimos, para cumprir nossa função e missão de informar a população e também garantir nosso sustento e de nossas famílias. E o mínimo que exigimos é RESPEITO. 

A Liberdade de Imprensa é um dos pilares da Democracia. E dela jamais abriremos mão.

O projeto em questão, cuja divulgação foi chamada de Fake News, está no site da Câmara Municipal de Cotia para consulta, no link 

Assinam esse manifesto, que será remetido à Câmara Municipal de Cotia, à OAB Cotia, ao Ministério Público de Cotia e à Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ, os jornalistas:

Rudney Oliveira e Neto Rossi – Cotia & Cia 

Sonia Marques – Blog Reconversa

Carolini Del Gaiso - Revista Valoriza

Thereza Franco – Site da Granja 

Fau Barbosa – Portal Viva Cotia 

Toni Somlo – Jornal D´Aqui 

Gabriela Napolitano - Revista Circuito

Roberta Smilari – Revista TUDO

Cloves Ferreira – Jornal Tablóide / Cotia 24h

Beto Kodiak – Jornal Cotia Agora

Léo Diniz – Cotia Populares

Valter Wolff – O Repórter Regional 

Ricardo Medina – Notícias Regionais

Renato Ferraz – Cotia no Ar

Mara Rubia – AlvoCom

Rodrigo Rodrigues – Granja News

Benilton Freitas – Conexão na Cidade

Aguinaldo Reis – Jornal Cotidiano

Claudia Azevedo – Giro S/A

Nilson Aranha – Jornal do Estudante

Édice Boteguim Junior – San José News

Jornalista Victor Lopes

Jornalista Marcia Lima

Nilton Ramos – Jornal Itapevi Notícias


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR