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Ecovias assume a operação da Raposo Tavares

01/04/2025


Ação vale para todo o Lote Nova Raposo

Desde domingo (30), a concessionária Ecovias Raposo Castello, denominação escolhida para o setor responsável por administrar o Lote Nova Raposo, pertencente ao Grupo EcoRodovias, assumiu a operação dos trechos de chegada à capital da SP-270 (Rod. Raposo Tavares) e SP-280 (Rod. Castello Branco). 

O trecho concedido atravessa 10 municípios no estado de São Paulo: Rodovia Raposo Tavares (SP-270) – entre os km 10,9 e 34 (de São Paulo a Cotia); Rodovia Presidente Castello Branco (SP-280) – entre os km 13,2 e 54,1 (de São Paulo a Araçariguama).

As bases de Atendimento, onde ficam os veículos e recursos de atendimento ao usuário, ficarão em:

Rod. Raposo Tavares

• São Paulo – km 19, leste (sentido capital)

• Cotia - km 28, oeste (sentido interior)

Rod. Castello Branco

• Barueri - km 24, leste (sentido capital)

• Barueri - km 30, oeste (sentido interior)

• Santana de Parnaíba - km 39, leste (sentido capital) 

Pedágios

Na Castello Branco, houve redução média de 30% no valor das tarifas das praças de Osasco, Barueri e Itapevi. A medida, favorável aos motoristas em um primeiro momento, não conta o final da história: na verdade, a Castello passará a ter cinco pontos de pedágio no mesmo trecho.

A partir do 3º ano, a concessionária converterá as praças de pedágio existentes em pórticos de cobrança automática e iniciará a implantação dos novos. Ao todo, o Lote Nova Raposo contará com 13 pontos. As tarifas vão variar entre R$ 0,54 e R$ 4,84. Serão cinco na Castello, cinco na Raposo, dois na Estrada da Roselândia e 01 no trecho Cotia – Embu. Desses, os três na Castello Branco serão convertidos de praças para pórticos.

Explosão de novos pedágios em São Paulo

São Paulo já é o estado com mais pedágios no Brasil, com cerca de 180 pontos de cobrança. O Governador ainda quer mais, todos eles no sistema “free flow”. Estão previstos mais 55 novos pontos de  pedágio sem cancela em SP. 

Até o momento, há apenas três pórticos deste tipo substituindo as tradicionais praças. A máquina de multas do pedágio sem cancela instalado na Rodovia dos Tamoios, no litoral paulista, por exemplo, fez mais de 10 mil motoristas endividados em menos de dois meses. 

A multa para quem não paga o pedágio free flow é de R$ 195,23, além de 5 pontos na carteira de habilitação. Esse valor está previsto no Artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro.

Os números fornecidos pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) e pelo Portal Brasileiro de Dados Abertos, indicam que existem mais de 1.800 praças de pedágio no Brasil. O preço médio do pedágio para um carro de passeio é de R$ 6,64, mas pode chegar a R$ 35,30 no trecho mais caro, que se encontra na rodovia dos Imigrantes, em São Paulo.

Canais de Comunicação

A companhia também terá diversos canais de atendimento, incluindo redes sociais, e o número 0800 270 0 280 – mensagem e WhatsApp – (0800 029 0 280 para deficientes auditivos). Por meio deles, o viajante pode obter mais informações sobre tráfego, a companhia, suas ações, assim como solicitar serviços, como socorro mecânico ou médico.


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