TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Doses limitadas Vacina chega em rítmo lento e população reclama de canais de agendamento

27/04/2021


A cidade de Cotia foi destaque no noticiário na semana passada e nesta terça-feira (27) por estar com a faixa etária de vacinação adiantada, já tendo iniciado a aplicação da primeira dose para as pessoas com 62 anos de idade.  

No entanto, continua no fim da fila do ranking de vacinação. Entre os 645 municípios, ocupa  580ª posição, logo abaixo de Barueri (506ª ) e à frente de Carapicuíba (594ª) e Embu das Artes (615ª). Os dados estão no Vacinômetro, no portal do Governo do Estado, cuja atualização ocorreu nesta segunda (26).  

Ainda de acordo com o vacinômetro, a cidade recebeu até o momento, 40.747 doses do imunizante e aplicou 37.514, o que corresponde a 91,05% do total. Isso significa que 10,8% da população (253,6 mil habitantes) está imunizada.  

Já as vizinhas Barueri (276,9 mil habitantes), Carapicuíba (403,2 mil habitantes) e Embu das Artes (276,5 mil habitantes) imunizaram respectivamente 12,4%, 10,5% e 9,5% de seus moradores.

O ritmo de vacinação das cidades é proporcional ao que ocorre em nível nacional – lento. Já o ritmo de mortes e novos casos continua acelerado, apesar da pequena redução nos últimos dias. 

Em Cotia, apesar do adiantamento da faixa etária – o último grupo chamado para agendar a data a vacina foi o das pessoas com 62 anos -, os relatos de pessoas que não conseguem finalizar o agendamento não param de chegar à nossa redação.  As principais queixas são os telefones que completam a ligação, só dão ocupados ou não atendem. Quem tenta fazer o agendamento pelo site reclama que está sempre fora do ar ou com algum outro tipo de problema ou ainda recebe a notificação de que o agendamento está indisponível. 

O envio de novas doses é feito pela Secretaria Estadual de Saúde que por sua vez respondeu à nossa reportagem afirmando que “a destinação de mais vacinas pelo Ministério da Saúde a SP é crucial para continuidade da campanha e expansão dos públicos-alvo”. 

A programação e estratégia de distribuição das doses para aplicar nos públicos definidos pelo Plano Estadual de Imunização - PEI,  é de cada município.

Ainda segundo a Secretaria Estadual de Saúde, os dados de doses enviadas e aplicadas por cada município, bem como o ranking de cidades que mais vacinam, é feito com base nas estatísticas de população absoluta do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Nessa terça-feira (27) estivemos no polo de vacinação da Granja Viana, no Parque São George, onde os que conseguiram agendar recebiam a vacina. Pelo que apuramos, o último lote recebido pela cidade foi de 6 mil doses. Destas, 3 mil foram distribuídas nos 3 polos (Granja , Centro e Caucaia) e as outras 3 mil ficaram armazenadas para aplicação da segunda dose.  No local, também pessoas de várias faixas etárias recebiam a segunda dose. Importante ressaltar que ao receber a primeira dose, o morador já sai com a segunda dose agendada.

A chamada para novo agendamento para as pessoas a partir de 62 anos chegou enquanto redigíamos essa matéria.  O agendamento pode ser feito pelo site . Quem não tem acesso à internet pode entrar em contato via central de agendamento pelos números 4614-1105, 4616-0378, 4616-5203 e 4614-5176, das 9h às 16h (dias úteis).  E ter muita paciência, persistência e muita sorte. 

Sobre as queixas dos moradores que não conseguem efetuar o agendamento, a prefeitura de Cotia respondeu apenas que o site só abre a agenda quando há doses disponíveis.  "Como as doses são limitadas, o sistema suspende a marcação assim que a quantidade se esgota".

Acompanhe a vacinação

(Sonia Marques)


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR