09/01/2023
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a liberação do uso da Semaglutida, também conhecida como Wegovy, para o tratamento da obesidade no Brasil. O medicamento, que deverá começar a circular no segundo semestre, é aplicável por meio de injeções semanais em pacientes que tenham sobrepeso, mas não será assim tão fácil: vale ressaltar que todo medicamento deve ser utilizado apenas com indicação. O paciente precisa ter o apoio de endocrinologistas, nutricionistas e até mesmo de psicólogos e terapeutas para emagrecer de maneira saudável.
A semaglutida conseguiu, em estudos, reduzir em média 17% do peso de pacientes com obesidade ou sobrepeso (com comorbidades). Ela está presente também em outra droga já liberada no país para o tratamento de diabetes tipo 2, o Ozempic. Esse último, todavia, já tem sido prescrito por médicos em caráter off-label (sem indicação em bula) para emagrecer. O Wegovy é o primeiro a ter a autorização específica para o tratamento do sobrepeso e obesidade no país e será comercializado em cinco apresentações com dosagens distintas. A diferença entre o Ozempic e o Wegovy é a dosagem e os resultados. O primeiro é um dos medicamentos mais vendidos no Brasil e vem em uma caneta aplicadora de injeção uma vez na semana. O tratamento para um mês chega a custar mais de R$ 900.
O Wegovy é indicado para quem precisa perder peso por conta de obesidade e comorbidades. Vale lembrar que ele tem efeitos colaterais que incluem na maioria dos casos náuseas, vômito e diarreia. O preço do produto no país ainda está sendo estudado.
A favor de novos hábitos alimentares, limpeza de toxinas, emagrecimento definitivo e promoção da saúde, conversamos com a nutricionista Andréa Juski que há 23 anos atende em consultório e segue a linha da Medicina Chinesa, presente há cinco mil anos no planeta cuidando da alimentação, considerando a energia dos alimentos e visando o equilíbrio sistêmico do organismo. Aqui você vai encontrar algumas dicas para limpar o corpo depois dos abusos festivos, onde o fígado e o baço ficam sobrecarregados e o corpo incha. Alguns detalhes da rotina fazem toda a diferença.
Água por princípio
“Água em jejum e temperatura ambiente, tomando 500 ml aos poucos é uma maneira limpar as células e assim desintoxicar o corpo logo pela manhã. Deixe a garrafa no quarto, isso ajuda no processo. Nunca tomar água gelada”, diz a Dra. Andréa e complementa, “a quantidade de água ingerida por dia é medida conforme o peso de cada pessoa, fazendo uma conta básica 35 x o seu peso vai dar em ml. Ou seja, se você pesa 70 quilos, o ideal é quase dois litros e meio por dia”. E como os rins reduzem a sua atividade a noite, consuma água até 2hs antes de dormir.
Vai de chá
Após beber água em jejum, o bom é ingerir chás variados na semana. Os mais indicados para Detox são: carqueja, verde, canela, gengibre, gergelim preto com anis. O café preto puro pode ser inserido a após a água e antes do chá para os amantes que não vivem sem.
Verdes escuros para limpeza
Para o almoço é fundamental incluir no mínimo uma folha verde escura crua na salada como rúcula, agrião, couve… “As amargas são ótimas para equilibrar a energia do fígado, têm bastante ácido fólico e contribuem para limpar o organismo", indica Andréa. E ainda sugere “colocar uma colher de chá com sementes de chia ou de abóbora que também contribuem para aumentar vitaminas e minerais ”. Evitar farinha de trigo branca e caprichar nos vegetais é uma importante medida no caminho da desintoxicação.
Bateu a fome
Duas horas antes do jantar, a Dra. Andréa indica a ingestão de uma fruta cítrica da época ( laranja, abacaxi..) ou diurética, como melancia, melão. A lichia é a fruta da época e tem baixas calorias (60 a cada 10 unids.) As frutas possuem energia fria e na Dietoterapia Chinesa podem ser consumidas das 10h30 às 18h30.
Jantar na medida
O corpo à noite pede descanso. Para isso, é necessária a redução de, no mínimo, 50% de calorias em relação ao almoço. “Um novo hábito muda a Vida”, finaliza a nutricionista, que atende no centrinho da Granja e promove programas de emagrecimento online.
Instagram: @andreajuski.nutri