07/11/2024
“Passamos 6 horas com o gatinho no posto, 5 horas de espera e 1 de atendimento. E nos mandaram procurar uma internação particular porque o gatinho estava com temperatura muito baixa. Levamos imediatamente para uma clínica particular. Logo ficaram insatisfeitos com o quadro e diagnóstico e fizeram novos exames, encontrando 4 costelas quebradas e pneumotórax. No raio X do posto nos disseram não terem encontrado nada quebrado e não identificaram o pneumotórax. Aí fico pensando… como que podemos ajudar sem apenas reclamar do atendimento? Deve haver muita falha de diagnóstico.”
O Site da Granja enviou a denúncia em e-mail para a Secretaria de Saúde na terça 05/11 e até o momento da publicação da matéria não obteve resposta. Caso receba retorno, se prontifica a complementar a matéria.
O gatinho não resistiu e veio a falecer no dia seguinte.
Direitos
A clínica veterinária e o médico veterinário podem ser responsabilizados por danos causados por negligência, imprudência ou imperícia. A imprudência é uma atitude precipitada ou descuidada que coloca em risco a saúde do animal. A imperícia é a falta de conhecimento técnico ou habilidade para realizar o atendimento. Para entrar com um processo judicial, é necessário provar que houve falha na prestação dos serviços.
Denúncias e Processos Ético-profissionais
Para denunciar, pode-se entrar em contato com o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV - SP). A denúncia pode ser feita online, de forma identificada ou anônima.
“Para apuração das responsabilidades, é necessário apresentar uma denúncia formal de forma on-line (SIG CRMV-SP). Conforme a Resolução do CFMV, a denúncia deverá identificar o denunciante e anexar documentos comprobatórios, como receitas, resultados de exames, carteira de vacinação e tudo o que for pertinente ao assunto.”
Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones (11) 5908-4799 ou pelo e-mail etico@crmvsp.gov.br .
Faça uma denúncia on-line (SIG CRMV-SP)
Av: João Paulo Ablas, 287 Jd.Glória Cotia-SP