29/09/2022
Envelhecer é uma conquista e também um desafio. Tanto para as pessoas como para suas famílias.
Por conta dos avanços tecnológicos, a população fica cada vez mais velha e os jovens têm cada vez menos filhos, o que inverte a pirâmide etária e prevê que em quarenta anos a população acima de 60 anos irá compor 25,5% de nossa população. Em 2017 eram 14,6%, conforme dados do IBGE de 2020.
Com o avançar da idade há naturalmente, um declínio da vitalidade, e numa sociedade que supervaloriza a juventude, a velhice é vista como doença, as pessoas idosas se isolam e as patologias encontram terreno farto para se instalar.
“Eu não quero voltar pra casa não. Aqui tenho atividades, amigas e me sinto mais segura tendo uma equipe de saúde 24hs”
afirma Norma Militão, moradora da Clínica Análise.
Destinar as pessoas idosas para uma clínica é uma decisão cheia de tabus ligados à culpa e ao papel de “filha(o) impecável”. Adriana Trajano, filha de Creuza Trajano de 83 anos, relata:
“Foi difícil aceitar que eu não estava dando conta de cuidar da minha mãe como ela merece. Preciso trabalhar e ela queria companhia e precisa de ajuda inclusive para se alimentar. Seu Alzheimer foi avançando e percebi que uma Clínica com cuidados 24hs, portas abertas, alimentação adequada, terapias e atividades era muito melhor para ela.”
No Brasil, cerca de 1,2 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência e 100 mil novos casos são diagnosticados todo ano. No mundo, o número chega a 50 milhões de pessoas, segundo estimativas da Alzheimer’s Disease International. Este cenário mostra que a doença caracteriza uma crise global de saúde que deve ser enfrentada.
A Clínica Análise oferece estadia de longa duração, curta duração ou contratação diária, sendo que cerca de 80% de suas residentes são acometidas por Alzheimer. “É uma imensa alegria oferecer mais qualidade de vida e vivenciar melhoras significativas na saúde física e mental de nossas atendidas. A maioria que aqui está é indicação de familiares que contam conosco para cuidar de suas idosas ? ? celebra Dayane Domingos, enfermeira com especialização em Alzheimer e coordenadora da enfermagem da Clínica Análise, que tem como responsável técnico o psicólogo clínico Ivan Corrêa dos Santos.
A Clínica Análise fica a 10 minutos do centro de Cotia, numa casa térrea e acessível com ampla área verde. O cotidiano é permeado por atividades multidisciplinares: terapia ocupacional, exercícios físicos, fisioterapia, pintura, bordado, sessões de cinema, horta, jardinagem, assistência clínica, atendimento psicológico, psiquiátrico, além das esperadas celebrações de aniversário e as práticas de espiritualidade. “Toda quinta feira vem um pastor, segunda e domingo as católicas assistem missas. A espiritualidade é ainda mais importante nesta fase e atua como terapia, pois acalma e oferece pertencimento. Vemos os resultados diariamente.”, explica Dayane, que também afirma que fotos, música e alimentos que remetem à própria história da idosa, são outros elementos que trazem tranquilidade.
Outro valor para a Clínica é a alimentação natural, com preferência para produtos orgânicos e integrais. “Gostamos de medicação fitoterápica quando possível e uso de chás para certos tratamentos”, afirma Dayane, que complementa: “A formação continuada do nosso quadro de funcionárias é fundamental para nós. De primeiros socorros à lida com familiares. Dedicamos um tempo precioso para o aprimoramento de nossa equipe.”
A relação com familiares e a Clínica Análise é bastante valorizada: “Todos os dias enviamos notícias e fotos no grupo de WhatsApp, onde as famílias podem interagir conosco.”, relata Dayane.
Para residentes fixos, as mulheres são prioridade, porém estão abertos para receber homens e casais, já que para os dias de recreação este é o princípio.
O Sr. Valdo de 82 anos é residente recente na Análise, já morou em outras clínicas e sua filha Elaine Dias afirma:
"Estou com o meu pai a uns meses na clínica Análise, e estamos simplesmente amando. Está sendo uma grata surpresa, o tratamento com o meu pai é excelente, a clínica preza muito pela saúde e qualidade de vida do paciente, se preocupam muito com o bem estar, lhe dão atividades para fazer no dia a dia e ele se sente útil. Muito diferente de casas que passamos onde não se propunha atividades aos pacientes...Sem contar na limpeza da casa, é impecável, não se faz necessário o agendamento e todas as vezes que fui lá estava tudo sempre limpo e organizado. Ainda tem a comida que deve ser uma delícia pois o meu pai já deu uma engordadinha! Estamos encantados com todo o cuidado do Dr. Ivan e toda a sua equipe com o cuidado com o meu pai e todos os pacientes!!! Uma excelente clínica, já indiquei para várias pessoas."
Recorrer a profissionais para melhor cuidar de familiares idosos é uma solução a favor do bem-estar de todas as pessoas envolvidas. A Clínica Análise receberá com acolhimento e alegria. Agende uma visita.
WhatsApp: 55 11 9.47973543 ou clique AQUI
E mail: E-Mail em um clique
Site: Clínica Análise
R. Incas, 155 - Jardim Museu