TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Pets não transmitem O novo coronavírus não é o mesmo que atinge cães e gatos

26/03/2020


O novo coronavírus que acomete o homem e causa infecções respiratórias, não é o mesmo vírus que atinge cães e gatos. O gênero que infecta esses pets é o alphacoronavírus. Já o que adoece o humano é o betacoronavírus, com características completamente diferentes.

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria da Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses - CCZ, está divulgando essas informações com a intenção de combater o abandono e maus tratos de animais em função de fake news que circulam nas redes sociais.

"Não existem evidências de que o Covid-19 infecte os cães, gatos, bovinos ou qualquer outro mamífero doméstico", afirma o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP). "As pessoas não passarão o vírus para os seus animais e nem o contrário poderá acontecer", acrescentam os especialistas.

Se seu cão ou gato aparecer espirrando, por exemplo, pode ser devido a uma alergia ou doença sem relação alguma com o novo coronavírus. Os cães desenvolvem a alfacoronavirose canina, que atinge a parte gastrointestinal do animal e a doença não tem nada a ver com o sistema respiratório. Já no caso dos gatos, o alphacoronavirus provoca a Peritonite Infecciosa Felina (PIF), que é um processo inflamatório que debilita o sistema imunológico dos felinos.

A única observação a ser feita é que tutores infectados com o Covid-19 devem delegar os cuidados aos seus animais a outras pessoas e, se isso não for possível, usar álcool gel antes de acariciar seus cães e gatos, pois o infectado poderá contaminar superficialmente o pelo desses animais do mesmo modo que contaminaria um corrimão de escada, por exemplo, e isso poderá espalhar o vírus a outros humanos que tocarem os pets.

Não abandone seu pet

Há relatos de abandono de animais de estimação e isso se deve à falta de informação e às chamadas fake news (notícias falsas) sobre os esclarecimentos do coronavírus.

Os Centros de Controle de Zoonoses enfatizam que o abandono de animais é crime, previsto na Lei Federal nº 9.605/98, conhecida como "Lei de Crimes Ambientais".

Os tutores devem cuidar bem de seus animais, especialmente nesse momento de crise. Não há necessidade de isolá-los e ou deixá-los presos. Continuem dando carinho, amor e afeto.


Vacinas veterinárias são apenas para animais

As vacinas para a proteção de cães ou dos bezerros bovinos são comercializadas buscando a proteção desses animais contra a infecção relacionada às espécies e não são licenciadas para uso humano e para proteção contra infecções respiratórias. A questão da vacinação contra o coronavírus também é foco de falsas informações. Tratam-se de  inverdades, que colocam em risco a saúde da população.



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR