07/12/2021
A partir da próxima segunda-feira (13) começa a operar em Cotia o Núcleo de Atendimento às Pessoas Trans, criado por meio das Secretarias de Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher e de Saúde.
O anúncio foi feito pelo titular da Saúde, Magno Sauter, durante evento no Dia Mundial de Luta contra a Aids, no dia 1º . "Este é um momento histórico para Cotia. Momento em que a cidade se volta com atendimento e aconselhamento para pessoas que sempre foram negligenciadas", disse Sauter.
Será o primeiro equipamento público do tipo na região Oeste e Sudoeste da Grande São Paulo, apesar de a pasta não ter nenhum dado ou estudo sobre essa população na cidade, nem tampouco qual a necessidade específica de saúde dessas pessoas.
Segundo a Secretaria, o atendimento será de demanda espontânea. “Além de ser um espaço físico novo, pensado para atender essa população chave, o núcleo contará com uma equipe experiente e qualificada para o acolhimento humanizado e especializado”.
No acolhimento, serão avaliadas as necessidades de saúde do usuário que será encaminhado à equipe multidisciplinar para o seguimento com atenção básica e integral.
A vice-prefeita e Secretária de Direitos Humanos e Mulher Ângela Maluf se debruçou na construção deste projeto e foi conhecer experiências já implantadas, como o Centro de Referência Trans da Vila Mariana, o AME Pró Trans de Guarulhos e o Ambulatório Trans de Campinas.
“O núcleo é uma grande conquista de direitos humanos", destacou Ângela Maluf. "As causas humanas têm a nossa cara e o nosso coração".
O Núcleo de Atendimento às Pessoas Trans de Cotia atenderá na Av. Professor Manoel José Pedroso, 843 – Piso 1 – Parque Bahia