TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Cotia sem canudos Fiscais da Prefeitura orientam estabelecimentos sobre a proibição de canudos de plástico

22/07/2019


Os fiscais da Secretaria de Indústria e Comércio de Cotia estão visitando os estabelecimentos comerciais instalados no município para orientar os responsáveis sobre a Lei 2021 de junho de 2018 que proíbe o fornecimento de canudos de plástico por parte dos estabelecimentos comerciais. Cotia foi a primeira cidade no Brasil a sancionar lei com esta proibição , seguida do Rio de Janeiro e, mais recentemente, a capital paulista. Nos últimos dias, o governo de São Paulo também sancionou legislação para todo o Estado, a Lei 17.110 de julho de 2019.

A Lei de Cotia é de 2018, mas de acordo com a administração municipal, a fiscalização não começou de imediato para não haver prejuízo para os comerciantes. "Grandes redes se adequaram imediatamente, mas os estabelecimentos menores teriam dificuldade. O objeto não é punir, simplesmente, é construir uma nova consciência, é convencer a sociedade de que precisamos de formas alternativas de consumo que agridam menos o meio ambiente", explicou o prefeito Rogério Franco.

De acordo com os fiscais, é comum, durante as abordagens de orientação, os estabelecimentos já terem se adequado à legislação. "Em Cotia, o canudo de papel já está presente em diversos locais", diz o fiscal Alexandre Bracale.

Alguns estabelecimentos, como é o caso da Pastelaria Nippon, no Mercado Municipal, baniu o canudo de vez. "Soubemos da lei e a determinação foi que tirássemos os canudos de uma forma geral. Não fornecemos nenhum tipo de canudo", disse Celsia Vieira.

Já na lanchonete do Sacolão Saúde os canudos fornecidos são de papel. "Alguns clientes estranham, mas agora é esta a realidade. Infelizmente, o custo é maior, então a nossa ideia é eliminar ao máximo copos que precisem de canudos, como aqueles com tampinha", conta José Jair, gerente do local.

"Cotia saiu na frente mais uma vez e demonstra a sua preocupação com o meio ambiente. O prefeito deixou claro que a ideia não era punir e sim conscientizar. A punição é uma consequência, prevista na lei, mas que não está no foco neste momento", garante Moisés Cabrera, secretário de Indústria e Comércio. Segundo ele, o trabalho de conscientização seguirá pelas próximas semanas, antes da fiscalização de fato.

Para o Secretário de Meio Ambiente e Agropecuária, Gustavo Gemente, Cotia dá exemplo de preocupação com o meio ambiente: "A formatação de políticas públicas que protejam os recursos naturais e as espécies de animais é tendência mundial. Cotia abriga uma imensa área verde, área de manancial e uma riquíssima fauna que precisa ser protegida".

Campanha #Granjasemcanudo

Em maio de 2018, o Transition Granja Viana e o Site da Granja, em parceria com o Shopping Granja Vianna, lançaram a campanha #Granjasemcanudo. A campanha tem como foco principal a conscientização dos estabelecimentos de alimentação e consumidores, adultos e crianças da nossa região sobre os danos causados pelos canudos de plástico no meio ambiente e estimulando o não uso dos mesmos. As lojas de alimentação foram convidadas a oferecer alternativas aos canudos de plástico como canudos de bambu para que os clientes possam aderir ao movimento também. 

Danos ambientais

Feitos com polipropileno e poliestireno, os canudinhos não são biodegradáveis e podem demorar até 100 anos para se decompor no meio ambiente, bem mais tempo do o seu prazo de uso, já que, em média, cada canudo é utilizado por apenas quatro minutos. Um bilhão de canudos plásticos são descartados diariamente no mundo, 500 milhões de canudos por dia só nos EUA. 

Os canudos vão parar nos rios, nos mares e causam um grande prejuízo, tanto por ficarem séculos poluindo o meio ambiente até ser decomposto e, o mais grave, fere e mata milhares de animais, especialmente os marinhos. Mais de 100 mil animais e algas marinhas são mortos pelo contato com o material. 85% do lixo marinho é plástico.

Fotos: Vagner Santos

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cotia



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR