24/03/2025
Kutis, Aku'ti, Acutia, Koty, Cutia e Cotia
A cidade tem o nome de Cotia porque na região tinham muitas espécies desses animais chamados Kutis pelos povos originários que habitavam essas paragens. Os kutis acompanhavam os indígenas como se fossem de estimação. Sim, os kutis são as cutias, esses pequenos mamíferos roedores que medem entre 49 e 64 centímetros e pesam em média de 3kg a 6kg. Os caminhos que as cutias percorriam formavam verdadeiras trilhas na mata, utilizadas por nós.
A cidade existe oficialmente desde a criação da Sesmaria em 12/10/1580. Era uma Aldeia Carijó criada pelos padres jesuítas e abrangia a área que hoje é Carapicuiba, Cotia, Embu, Itapevi e Barueri.
Era uma típica povoação de beira de estrada, ponto de parada para os tropeiros, por onde passava uma das principais rotas que interligavam São Paulo ao sul do país e ao oeste do Estado, que corresponde atualmente à rodovia Raposo Tavares.
Mais tarde, a cidade passou a chamar-se Cuty e depois Acutia. O primeiro registro em que a localidade é referida como Acutia foi feito por Hans Staden, no século XVI, quando publicou um livro sobre o Brasil.
Segundo se apurou, o local da inicial Acutia seria o do atual Sítio do Mandú, tendo sido seus fundadores os bandeirantes Fernão Dias Paes e Gaspar de Godoi Moreira. Sendo beneditino, Fernão Dias Paes colocou Nossa Senhora do Monte Serrate como padroeira.
Em 1713, sua localização se consolidou junto à Capela que recebeu o nome da padroeira, quando os Camargos, que haviam abandonado São Paulo após a luta com os Pires, se instalaram na região. O fundador da Capela foi o coronel Estevão Lopes de Camargo. O local faz parte atualmente do Condomínio São Fernando. O condomínio construiu uma nova capela no local das ruínas do antigo templo. Já a capela, alguns anos depois, mudou para a praça da matriz. O povoado foi elevado à condição de freguesia em 1723.
Em 1760, a rivalidade entre os Camargos e os Pires chegou a uma verdadeira "guerra civil", que contribuiu para a decadência e estagnação da região.
Cotia participou da Revolução Liberal em 1842 (desde então tornou-se comum a grafia Cotia), quando estiveram acampadas tropas lideradas por Tobias de Aguiar e pelo padre Diogo Antônio Feijó, criado por sua mãe nessa freguesia, até os onze anos de idade.
Finalmente chegamos em 2 de abril de 1856: Nessa data Cotia foi elevada à categoria de vila, sendo a Câmara de Vereadores instalada com os vereadores eleitos: capitão José de Araújo Novaes, capitão José Joaquim Pedroso, Manoel Joaquim da Luz, José Oliveira Leite e José Francisco de Andrade.
Feliz aniversário
Exatos 169 anos depois, a Prefeitura preparou uma programação para comemorar a data. Uma manhã recheada com atividades para pessoas de todas as idades na Praça da Matriz entre 8:00h e 12:00h. Aulão de alongamento, apresentação de ginástica rítmica, aulão de dança e muito mais. E encerrando as atividades, tem show gratuito com o cantor Péricles às 20:00h.
Realizada pela Secretaria de Esportes e da Juventude, a programação está sendo chamada de ‘Movimente-se’, juntando a festa com a ideia de se conscientizar sobre a importância da atividade física para o bem-estar físico e mental de pessoas de todas as idades.
O aniversário de 169 anos de emancipação político-administrativa de Cotia fecha com o show do cantor Péricles, que acontecerá em frente à Prefeitura, no Jardim Nomura. O sambista é um dos grandes nomes da música brasileira e promete encantar o público com grandes sucessos de seus mais de 40 anos de carreira
Celebração do aniversário de 169 anos de Cotia
Dia 2 de abril de 2025 (quarta-feira)
Movimente-se
Local: Praça da Matriz
Endereço: Rua Senador Feijó, 12, Centro
Das 8h às 12h
8h: Abertura
8h15: Aulão de Alongamento – prof.ª Suely
8h45: Apresentação Ginástica Rítmica – Lourdes
9h15: Aulão de Dança – prof.ª Vanessa
9h45: Aulão de Muay Thai – prof. Muralha
10h15: Apresentação Roda de Capoeira – Mestre Jaguara e Mestrando Edinho
10h45: Aulão de Ritmos – prof.ª Tamires
Show de aniversário
Local: Recinto em frente à Prefeitura de Cotia
Endereço: Av. Prof. Manoel José Pedroso, 1347, Jardim Nomura
A partir das 20h: Cantor Péricles