TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Covid-19: 1º caso em Cotia é da Granja Granja Viana já tem dois casos confirmados de Covid-19, um em Carapicuíba e outro em Cotia.

17/03/2020


Nesta terça-feira (17/03), a Prefeitura de Cotia notificou o seu primeiro caso positivo de Coronavírus no município. No mesmo dia, mais tarde, um novo boletim informou que o caso confirmado também é morador da Granja Viana. Assim, já são dois casos confirmados no bairro, um em Carapicuíba e outro em Cotia. Segundo Boletim publicado no site da Prefeitura, o paciente tem 42 anos de idade e histórico de contato com caso suspeito no trabalho. Ainda segundo o boletim, o paciente recebeu atendimento na rede particular no dia 13 de março, sexta-feira, e segue em isolamento domiciliar, sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica da cidade. 

Nesta quinta-feira (19) a Prefeitura divulgou novas estatísticas sobre a doença. Em Cotia, 127 casos foram notificados como suspeitos de Coronavírus (Covid-19), desde o dia 28 de fevereiro, até esta quinta-feira (19/03). De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), um caso foi confirmado, 11 foram descartados e 91 seguem aguardando o resultado do exame. 25 casos são habilitados (pacientes de outros municípios de residência). 

Naquela mesma tarde, o prefeito Rogério Franco anunciou novas medidas para frear a disseminação do coronavírus. Entre elas, a instituição do sistema home office para trabalhadores da área administrativa em funções não essenciais (como saúde e segurança, exceto situações pontuais destacadas pelos secretários das pastas). Implantação do Sistema Remédio em Casa para atender mais de 200 pessoas acamadas que dependem de medicação e outros itens das farmácias municipais. Estas pessoas receberão os kits de diabetes, fraldas, medicação, entre outros, em suas casas, dispensando a necessidade do cuidador ou familiar ir até a farmácia.

Também foi prorrogada a validade de receitas de medicação de uso contínuo que passa a valer por um prazo de até seis meses. Antecipação do recesso escolar de julho, a partir do dia 23 de março, para que não haja prejuízo aos dias letivos.

Entre as medidas de proteção da população também está a suspensão da emissão do Cartão de estacionamento para o Idoso, utilizado por pessoas com mais de 60 anos. O cartão com data vencida será aceito até o período de validade do decreto.

Os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) estão com as atividades suspensas, equipes de plantão atenderão apenas casos emergenciais. Intensificação da higienização dos abrigos de ônibus. Recomendação da disponibilização de álcool gel no transporte coletivo e transporte alternativo que opera na cidade. No ponto de chegada e partida será feita, ainda, a limpeza dos veículos.

Suspensão do recadastramento dos inativos no CotiaPrev por 90 dias.

Na segunda-feira (16), a Prefeitura de Cotia decretou Estado de Emergência na Saúde Pública do Município, que também criou ou Programa Emergencial de Enfrentamento ao Covid-19 (Decreto 8682/2020). A medida foi tomada pela Gestão Municipal para garantir a aquisição bens, serviços e insumos de saúde para atender a demanda de enfrentamento do vírus.

Em outro documento, o Decreto 8683/2020, a Prefeitura suspende todos os eventos públicos que tenham previsão de mais de 200 participantes, bem como toda a programação municipal com atividades culturais, sociais e esportivas, aulas na rede municipal e eventos particulares como a Festa do Peão de Cotia e a Romaria de Caucaia do Alto, além de conceder licença compulsória de 14 dias, sem ônus ao servidor municipal, aos servidores com idade superior a 60 anos (sem necessidade de indicação médica), a partir de 17/03. Servidores que estiveram em regiões endêmicas ou que tiveram contato com quem lá esteve também poderão ter a licença sem ônus (será necessário enviar relato do seu histórico sobre a possível exposição ao vírus, descrição de sintomas, entre outros previstos no decreto). 

No sábado passado as prefeituras de Carapicuíba e Cotia divulgaram comunicados à população por meio de suas redes sociais e sites dando conta de um primeiro caso confirmado de Covid-19 em Carapicuíba, no condomínio Palos Verdes, na divisa com Cotia. Inicialmente, inclusive, o caso de coronavírus foi acompanhado pela Vigilância Epidemiológica de Cotia, justamente pelo fato do condomínio estar na divisa das duas cidades.

Na noite de sábado (14), a Secretaria Estadual de Saúde corrigiu o registro e notificou a cidade de Carapicuíba. A pessoa que contraiu o coronavírus voltou de viagem da Itália e Espanha, passou em hospital particular na cidade de São Paulo e está em monitoramento domiciliar. A Prefeitura de Carapicuíba ressalta que é importante frisar não ser momento para pânico e, sim, de prudência e prevenção.

A cidade, inclusive, já seguiu recomendações do Governo do Estado em relação à suspensão das aulas e demais atividades envolvendo crianças e idosos. É importante esclarecer que a suspensão é gradativa para que a família possa se organizar até o dia 23, quando as aulas serão suspensas totalmente.


Cotia: casos suspeitos por bairro


Na divulgação do caso confirmado de Covid-19 hoje, a Prefeitura não divulgou o bairro de residência do paciente, porém, na segunda-feira (16) havia divulgado uma lista dos bairros onde havia casos suspeitos em análise (veja abaixo). Segundo informaram, a maioria destes casos não viajou nem teve contato com casos suspeitos. 

3 casos em análise na Granja Viana

2 no  Jardim Petrópolis

1  no Jardim Caiapiá;

2 casos no Jardim Rio das Pedras;

2 casos no Coimbra;

1 no Jardim Arco-Íris; 

1 no Parque Miguel Mirizola; 

1 no Jardim Panorama;

3 no Jardim Leonor; 

1 na Vila São Francisco;

1 no Parque Alexandre;

1 no Recanto dos Victors;

1 na Vila Monte Serrat; 

1 no Jardim Capuava; 

1 no Jardim Engenho;

1 no Parque São George;

1 em Caucaia do Alto e 

1 no Turiguara.

Destes casos em análise, sete foram atendidos na rede municipal de saúde e os demais casos foram atendidos na rede privada ou no Hospital Regional de Cotia. Um destes 25 casos que estavam em análise é o que foi confirmado nesta terça-feira (17).


Medidas anunciadas pela Prefeitura de Cotia:


  • Aulas na Rede Municipal: suspensas gradativamente entre 16 e 20 de março. Aulas suspensas totalmente a partir de 23/03. 
  • Eventos em geral: Aniversário de Cotia, Festa do Peão de Cotia e Romaria de Caucaia serão suspensos. Eventos públicos e particulares devem ser suspensos.
  • Atividades sociais e esportivas: Estão suspensas as atividades promovidas pelo município, incluindo as voltadas para a terceira idade. 
  • Profissionais de saúde: Férias de médicos, enfermeiros e demais profissionais que atuam na rede municipal estão suspensas. 
  • Concessão de licença compulsória de 14 dias, sem ônus ao servidor municipal, aos servidores com idade superior a 60 anos (sem necessidade de indicação médica), a partir de 17/03. Servidores que estiveram em regiões endêmicas ou que tiveram contato com quem lá esteve também poderão ter a licença sem ônus (será necessário enviar relato do seu histórico sobre a possível exposição ao vírus, descrição de sintomas, entre outros previstos no decreto). 
  • Eventos municipais suspensos: todos os eventos públicos municipais que aconteceriam nos próximos dias como Jogos da 1ª Rodada do Campeonato Municipal de Futebol (15, 22 e 29/03), Chinelo é Trave (estreia 21/03), Cotia Car Fest (22/03), as atividades no Parque Miguel Mirizola, em parceria com o Instituto ComViver e a 1ª edição da Jornada do Patrimônio Cultural do Município com uma ‘Visita Espontânea Monitorada à Barragem da Graça|Reserva Florestal do Morro Grande/Estação de Tratamento de Água (ETA) do Morro Grande’ (21 de março), oficinas culturais e aulas esportivas (Centro Cultural de Caucaia do Alto e Cesep), programação do Ponto MIS - Mostra de Cinema ‘Sofia Coppola’ (dias 20 e 27 de março, na Biblioteca Batista Cepelos), Caminhada Somos Tod@s (28 e 29/03) Cotia e Caucaia, Ladeira Abaixo passeio de carrinho de rolimã (29/03), Batalha de Trio (1/04), bem como as festividades dos 164 anos de Cotia.
  • Todas as atividades voltadas para a Terceira Idade também foram interrompidas, bem como as atividades do Projeto Emagrecer Certo, os cursos de capacitação oferecidos nos CRAS’s, os projetos da Secretaria da Mulher como Homem Com Ciência, Roda de Mulheres Independentes e todos os eventos em alusão ao Mês da Mulher que estavam programados para o mês de março.
  • No mês de abril também não acontecerá a inscrição e a Campanha de Castração e Microchipagem Gratuita de Cães e Gatos. As Feiras Livres da
  • cidade também serão suspensas, a partir desta semana.

Oportuno reforçar aos moradores os cuidados com a higiene e etiqueta respiratória:


 • Cobrir a boca e nariz com um lenço de papel quando tossir ou espirrar e descartar o lenço usado no lixo; 


• Caso não tenha disponível lenço descartável, tossir ou espirrar no antebraço e não em suas mãos, que são importantes veículos de contaminação; 


• Higienizar as mãos com frequência e sempre após tossir ou espirrar; 


• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca sem ter higienizado as mãos; 


• Usar máscara cirúrgica se estiver com coriza ou tosse. Além disso, importante evitar locais com aglomeração, ambientes fechados, mantenha distância de pessoas tossindo ou espirrando, com febre, a Secretaria de Saúde também não recomenda viagens para o exterior. 


Comunicado da Escola Granja Viana


Informamos à comunidade da Granja que nossas aulas presenciais se encontram suspensas até esta 4a-feira, devido à suspeita de 2 alunos terem contraído o coronavírus, por terem tido contato direto com uma pessoa que teve a confirmação. 

Agora, com a recente orientação do governo de suspensão das aulas presenciais até o dia 23/3, comunicamos que de 5a-feira (19/3) em diante, as aulas permanecerão suspensas e continuaremos a dar sequência ao nosso projeto pedagógico através de ferramentas virtuais. Alunos e famílias contarão com a supervisão e acompanhamento de toda a nossa equipe pedagógica – direção, coordenação e professores.

Seguiremos acompanhando as determinações das autoridades oficiais.

Informamos também que aguardamos o resultado do teste do coronavírus em nossos alunos.

Atenciosamente,

Escola Granja Viana


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR