TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Como participar nesse Agosto Lilás

06/08/2024


Estabelecida pelo governo federal, a Campanha Agosto Lilás é dedicada à conscientização e combate à violência contra a mulher.

A escolha do mês se deu pela sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto, uma referência fundamental no enfrentamento da violência doméstica no Brasil. A campanha visa sensibilizar e informar a população sobre a identificação de situações de violência e os canais disponíveis para denúncias, promovendo uma rede de apoio e proteção para as vítimas.

A campanha procura esclarecer os tipos de violência: física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. Além disso, enfatiza a importância de medidas de prevenção e suporte, como o Ligue 180, aplicativo Direitos Humanos Brasil e a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. Essas iniciativas são essenciais para reduzir os índices de violência contra a mulher no Brasil.

É fundamental garantir que as mulheres em situação de vulnerabilidade e violência recebam o suporte necessário para romper com o ciclo de violência. A assistência social atua de forma integrada com as políticas de segurança pública e saúde, oferecendo apoio psicológico, jurídico e socioeconômico às vítimas. Além disso, promove a reintegração social e a autonomia das mulheres, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Nesse sentido, o instituto  Dona de Mim surge como um verdadeiro farol de esperança para mulheres que enfrentam situações de vulnerabilidade, oferecendo um suporte gratuito para a saúde mental. Trata-se de um projeto onde mulheres podem encontrar apoio, compreensão e solidariedade.

O objetivo é oferecer autonomia, através de psicoterapia e treinamento pessoal, com formações em educação financeira, além de assistência jurídica. É sempre bom lembrar que todas as atividades são gratuitas.

Através de uma rede de apoio contínua, a ideia é conectar mulheres a recursos comunitários.

O projeto visa um impacto transformador na vida dessas mulheres, permitindo que elas se curem emocionalmente, se fortaleçam e alcancem seus objetivos pessoais e profissionais.

Sua região de atuação inicial é a Zona Sul do município de São Paulo, mas o movimento está crescendo: 

“Temos voluntários da região de Cotia também. Aliás, sou cotiana e moro há pouco tempo em São Paulo. Como somos todos voluntários, contando com psicólogos, educadores e orientadores jurídicos, por enquanto focamos os atendimentos na zona sul de São Paulo para que consigamos dar conta.” Diz Laine Ventura, fundadora do  Dona de MIM e hoje responsável pela Comunicação e PNL (Programação Neurolinguística – PNL, é uma metodologia aplicada no contexto empresarial para aprimorar a comunicação e otimizar resultados).

Como sua empresa pode impactar na sociedade?

Quando uma empresa ou instituição ajuda uma comunidade, não apenas melhora a vida das pessoas naquela área, mas também fortalece sua própria base de clientes, constrói uma reputação sólida e contribui para um mundo mais sustentável e equitativo. Possibilitar ajuda para mulheres em situação de vulnerabilidade é contribuir para um ciclo positivo de desenvolvimento social, econômico e humano que beneficia não apenas as mulheres diretamente envolvidas, mas toda a comunidade em que vivem.

E como uma pessoa pode incentivar?

Em muitas comunidades, mulheres enfrentam conflitos diários extremamente desafiadores. Elas precisam de mais do que apenas ajuda ocasional. Necessitam de apoio contínuo para superar barreiras sociais, emocionais e jurídicas muitas vezes consideradas intransponíveis. É nesse contexto que surge o poder transformador do apadrinhamento.

O apadrinhamento de mulheres em comunidades desfavorecidas não é apenas um gesto de solidariedade, é um compromisso de empoderamento. Lembre-se:  Ao oferecer apoio psicológico, uma rede de apoio confiável, orientação jurídica e formação, o investimento se dá não apenas no crescimento de uma mulher, mas de toda uma comunidade. Esse apoio integral também incentiva e dá condições para que essas mulheres possam se tornar eventualmente líderes e agentes de transformação em suas próprias vidas e comunidades.

Para saber mais como funciona, como doar e dar apoio, acesse AQUI


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR