06/01/2025
O time da Secretaria de Segurança Pública de Cotia já está escolhido:
O Secretário é Fabricio Jose Alves Dourado, o Guarda Dourado, candidato ao cargo de vereador em Cotia-SP pelo PDT. Dourado tem 47 anos de idade e seu Adjunto é Valdinei de Moraes Neto. Como Chefe de Gabinete, Cotia dispõe de Edjalma Pinto dos Santos, enquanto o Comandante da Guarda Civil é o Inspetor Fernando Fragoso da Silva Filho.
Muralha de Segurança
A nova gestão também anuncia seu projeto intitulado ‘Muralha de Segurança Cotiana’. Conforme anúncio, "haverá uma análise dos desafios de segurança enfrentados pela cidade. Isso ajudará a determinar onde a muralha de segurança seria mais eficaz”. A muralha incorporará tecnologias modernas de segurança, como câmeras de vigilância, sensores de movimento, iluminação adequada e sistemas de alarme. A integração de sistemas de inteligência artificial e análise de dados melhorará a eficácia da vigilância”,
Guarda Municipal
A nova gestão também quer equipar mais e melhor a Guarda Civil Municipal (GCM) de Cotia. A questão psicológica, já levantada anteriormente em matéria do Site da Granja, será priorizada e o anúncio comenta sobre a implantação de “Serviços de saúde mental para ajudar os guardas municipais a lidarem com o estresse. Isso inclui aconselhamento, terapia e programas de apoio psicológico”.
Preocupação Social
Através de iniciativas de desenvolvimento comunitário, a gestão também procurará “Desenvolvimento de políticas públicas que abordem as causas estruturais da criminalidade, como desigualdade social, pobreza, falta de acesso à educação e oportunidades de emprego, visando prevenir a ocorrência de crimes.”
Barbárie em Osasco
Parece ser de relevância: há alguns dias, o secretário-adjunto de Segurança e Controle Urbano de Osasco, Adilson Moreira, foi baleado em plena sede da prefeitura. Após levar os tiros, ele foi mantido como refém por horas e acabou não resistindo aos ferimentos. O Guarda Municipal Henrique Marival de Sousa, que integra o órgão desde 2015, se entregou à polícia e foi preso em flagrante.
A violência continua fazendo vítimas na Granja Viana e Região
Um professor que dava aulas em Barueri e Carapicuíba, de 27 anos, foi morto em tentativa de assalto na região da Granja Viana, na noite de quinta- feira, 02/01, por volta das 21 horas.
Três bandidos escalaram os muros da residência e renderam seis pessoas, incluindo o dono da casa. Resolvendo agir por si, o jovem Wesley Oliveira aproveitou um momento de descuido de um dos assaltantes e o imobilizou, mas o criminoso gritou por socorro e o seu comparsa passou a disparar contra a família, acertando Wesley.
Wesley era professor de música, matemática e ciências e genro do dono do imóvel. Ele chegou a ser levado a um hospital de Cotia, mas não resistiu e morreu. A esposa dele também foi baleada no abdômen e na costela, mas já recebeu alta hospitalar. Ela e Wesley estavam casados há sete meses.
A polícia investiga o caso para identificar os criminosos, que fugiram sem levar nada. A Polícia Civil já está com imagens das câmeras de segurança do residencial. O caso foi registrado no 1° DP de Carapicuíba como latrocínio.
Roubo de Porsche e armas em Ibiúna, carro interceptado na Estrada do Embu
Três criminosos foram presos nesse domingo (5) na Estrada do Embu após assaltarem uma residência em Ibiúna. Eles roubaram parte da coleção de armas do proprietário e também dois veículos, um Porsche Cayenne e um Ford Ka, além de objetos pessoais e telefones celulares. A família foi feita refém dentro da própria residência. O roubo foi cometido por seis bandidos e durou cerca de uma hora.
A Polícia Militar (PM) informou que identificou o Porsche roubado trafegando em alta velocidade pela rodovia. Com um bloqueio da rodovia no km 26, o condutor do veículo em fuga entrou na Estrada do Embu, até que na altura do número 2777, perdeu o controle e colidiu contra um muro. Os três ocupantes foram presos em flagrante. Os outros três bandidos, continuam foragidos. O veículo Ford Ka também não foi localizado até o momento.