23/10/2024
O Site da Granja recebeu denúncias e publicou nota em 25/09 sobre a ocupação ilegal da calçada para o comércio de paletes (Veja AQUI). Apesar dos diversos chamados e reclamações, o comércio continua lá com um agravante: a falta de segurança.
Algumas denúncias recebidas comentavam também da possibilidade de eventuais crimes serem cometidos na calçada por conta da facilidade em se esconder entre os paletes.
Pois uma tentativa de assalto aconteceu recentemente com um funcionário da FADA – Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Autista. Uma Mensagem de uma assistente social da Fada descreveu o uso de violência extrema, deixando a vítima hospitalizada (já com alta, passa bem). “Nada quebrado. E o ladrão não levou o celular!” disse.
Os chamados que foram formalizados são sete. Alguns chamados já eram considerados encerrados, aí se abria com outro número, na medida em que a questão se mantinha em aberto, ou seja, os paletes continuavam ocupando espaço público e servindo de facilitador para crimes, como o recentemente ocorrido com o funcionário da FADA.
Em um deles, a resposta da prefeitura de Osasco é assim:
“Informamos que a equipe de fiscalização compareceu ao local no dia 29/08/24 e não localizou o responsável pelos paletes. O sr. Douglas, prestador de serviço que faz uma espécie de "bico" que estava presente pelo local, foi notificado conforme reza a lei 404/22 artigo 166 parágrafo 3, sujeito a apreensão. Not. 2439/24.”
Junto aos paletes, uma carreta estacionada em local proibido fica lá; o Demutram dá a ocorrência como concluída em 17/10/2024:
“Descrição: munícipe denuncia caminhão estacionado em local proibido, e paletes em cima do passeio público indevidamente, situado na rua Dr. Altair Martins, altura do número 168 - Gramado. Solicita fiscalização urgente no local.
Resposta
Data: 17/10/2024
Devido a muita demanda e pouca viatura, estamos priorizando urgências. Caso o evento persista, entrar com novo protocolo.”
E assim seguem os paletes, a carreta, e a possibilidade de mais violência no local.
O Site da Granja monitorará a situação no aguardo de seu desfecho.