21/11/2024
Atuando desde 1999 na região, Marly Andrade, da Coopernova Cotia, afirmou que desde terça, 19/11, estão sem os três caminhões que geralmente são cedidos pela prefeitura, através da Enob Ambiental, para fazer a coleta de recicláveis.
Ela afirma que recebeu a informação de que logo após a eleição, o prefeito havia ordenado a retirada da oferta dos caminhões. Marly ainda conversou com responsáveis da empresa contratada (Enob Ambiental): Eles disseram que não tinham o que fazer, pois tinham a informação que a prefeitura não iria pagar mais. Com os três caminhões, são cedidos também os serviços de 09 funcionários (03 por caminhão).
A prefeitura não apresentou justificativa para a interrupção da cessão. Em protesto, Marly gravou vídeo onde explica a situação e solicita apoio para sua divulgação. Ela ainda reforça que a interrupção se dá justamente nos meses de novembro e dezembro, considerados os melhores meses do ano, pois são mais movimentados. “Em 25 anos de serviço, nunca vi fazerem isso em uma transição de governo”.
A coleta de lixo doméstico também está paralisada em diversos pontos da cidade, com diversas denúncias. O serviço de coleta de resíduos vegetais também não está funcionando. Ao site "Cotia e Cia" a administração municipal informou “que já entrou em contato com a empresa responsável pela coleta de lixo no município para esclarecimentos sobre o fato”. Disse ainda que “as providências cabíveis já foram adotadas e o serviço está sendo normalizado”.
Além de ambiental, a preocupação é também social. A cooperativa conta com 50 cooperados, que estão sem trabalho e, portanto, sem sustento.
O Site da Granja enviou perguntas para a Enob Ambiental e a Prefeitura e aguarda resposta.
“Queremos Caminhão!” finalizam em coro, os cooperados no vídeo .