TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Casa do Moinho capacita Dando continuidade à nossa série de reportagens sobre o mercado de trabalho na região, o Site da Granja visitou a Casa do Moinho, tradicional centro profissionalizante da região.

24/02/2011








Dando continuidade à nossa série de reportagens sobre o mercado de trabalho na região, o Site da Granja visitou a Casa do Moinho, tradicional centro profissionalizante da região. No local, é oferecido um curso de hotelaria onde jovens (exclusivamente mulheres) aprendem, na teoria e na prática, conceitos de lavanderia, cozinha, organização de eventos, arrumação de quartos, entre outros. O curso é gratuito, e é oferecido para jovens de 16 a 23 anos. Mais de 80% das cerca de 500 alunas formadas já estão empregadas.

De acordo com a diretora do conselho de gestão, Cristina Pacheco, a Casa do Moinho foi fundada há 40 anos como um braço da AFESU (Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários), para promover o emprego de mão-de-obra feminina. Em 1998, recebeu o nome atual. O local vive basicamente de doações. Os móveis, enfeites e equipamentos foram cedidos por empresas e pessoas. O terreno onde hoje está o centro profissionalizante foi doado por um descendente de José Giorgi, comendador que dá nome à avenida onde se localiza a Casa do Moinho. Os funcionários são todos voluntários, com exceção de três contratados.

Segundo a coordenadora de marketing Mariana Mello, cada grupo de alunas tem um monitor para orientá-las nas tarefas práticas, que envolvem passar roupa, cozinhar, lavar a louça, arrumar um quarto, entre outras atividades rotineiras de um hotel. Muitas delas vivem no local, em dormitórios com quartos individuais. Os quartos e as refeições são todas preparadas por elas mesmas, de modo que aquilo que é aprendido nas aulas é aplicado ao dia-a-dia. Com o conteúdo aprendido no curso, que tem duração de um ano, as jovens saem capacitadas para trabalhar em hotéis, restaurantes e até hospitais, que atualmente utilizam muitos serviços de hotelaria. "A vida de muitas delas muda quando chegam aqui. Elas vem sem perspectiva e saem capacitadas", diz ela.

A aluna Mariane Brunia dos Santos, de 17 anos, chegou há pouco tempo na Casa do Moinho e já está gostando muito. "Eu gosto do contato com as pessoas, gosto de falar com elas", diz Mariane, que quer trabalhar em hotéis no futuro. A aluna, moradora de Vargem Grande Paulista, queria fazer uma faculdade de hotelaria, até conhecer a Casa do Moinho. Ela diz ter se identificado muito com os conceitos aprendidos no curso.

Informações
Centro de Capacitação Profissional Casa do Moinho - Avenida José Giorgi, 935, km 26,5 da Raposo Tavares - Cotia - SP
Telefone: (11) 4612-3180
E-mail: casadomoinho@casadomoinho.org.br

O Site da Granja possui classificados com vagas de empregos na região e profissionais procurando um trabalho. Clique aqui para conferir!

Victor de Andrade Lopes
Fotos: Ligia Vargas


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR